Dia do Município: Homenagens marcam Sessão Solene

terça, 17 de junho 2008

O Clube Pardilhoense, que comemora 100 anos de existência, e o empresário Avenilde Valente foram distinguidos com a Medalha de Mérito Municipal. A mais importante distinção municipal foi entregue na Sessão Solene do Dia do Município, 13 de Junho, perante uma audiência que encheu o Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, recorreu às suas memórias pessoais para sublinhar a importância do Club Pardilhoense na vida da comunidade e na formação de várias gerações. Foi “no Pardilhoense, levado pelo meu Pai, que iniciei a minha relação com as Colectividades. Aí aprendi solfejo, cresci, pratiquei desporto, aviei copos, bati muitas palmas, admirei actores e músicos”. O autarca incita “o Clube Pardilhoense, e a jovem Vila de Pardilhó, a manter viva esta enorme herança cultural”. O autarca faz desta “uma homenagem às Pessoas e Colectividades que, nas 7 Freguesias, fomentam a nossa Cultura”.

A Câmara quis ainda reconhecer a “vida e carreira, sobremaneira associativa e empresarial do Sr. Eng. Avenilde Valente”, conhecido pelo seu envolvimento nas colectividades de Avanca, sua terra natal, e um profissional de elevado mérito. O presidente da autarquia estende esta distinção ao espírito empresarial concelhio. “Com esta, ou outra dimensão, é verdade que temos no Município de Estarreja outros bons Empresários, de quem mais se espera no desenvolvimento económico da Nossa Terra – neles também corporizo este destaque ao espírito empresarial”.

José Eduardo de Matos destacou a “dedicada participação em cargos de diversas Colectividades” e os “continuados donativos financeiros, que ajudaram a Fundação Benjamim Dias Costa, a Atlética, a Artística, o Centro Paroquial, enfim, o bem-fazer na Vila de Avanca, logo no Concelho de Estarreja”.

Manuel Ramos, presidente da Assembleia Geral do Club Pardilhoense, encara a distinção como “o reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser realizado ao longo de cem anos ao serviço da cultura, desporto e da própria comunidade”. Por sua vez, Avenilde Valente deixou uma palavra de incentivo aos jovens para que “não tenham medo de assumir responsabilidades na gestão das associações a que pertencem”, se envolvam e participem activamente.

No dia em que se comemora o Município, o autarca não deixou de falar nas “adversidades com que Estarreja tem sido claramente confrontada. Seja porque, na Saúde, nos retiram o Serviço de Urgências 24h/dia. E não constroem um Hospital Central em Aveiro. Seja porque, na Justiça, nos reduzem as competências do Tribunal e extinguem a Comarca, criada com o Concelho”.

O TGV é outra das preocupações do autarca. “Temos especial obrigação democrática de questionar enormes investimentos com o do TGV na ligação Porto-Lisboa. Será mesmo, sobretudo neste quadro, uma prioridade nacional gastar aí tantos mil milhões de euros?”. Os impactos negativos da passagem da linha ferroviária de alta velocidade pelo concelho foram lembrados pelo autarca que considera existirem “outras obras e equipamentos mais importantes para a qualidade de vida das Pessoas pouco ou nada co-financiados”, dando como exemplo “os baixíssimos apoios às obras das Instituições Particulares de Solidariedade Social”.

Uma das apostas do executivo camarário centra-se no Eco-Parque Empresarial que o autarca vê como “a alavanca vital no arranque desta Terra”. E enumera os resultados dessa dinâmica. “Hoje temos novas Empresas, criando mais Emprego, num projecto que tem recebido muitos elogios, regionais e nacionais. Visamos directamente as oportunidades e fixação dos Jovens”.

Na cerimónia, foram ainda homenageados os Funcionários da Câmara Municipal com 25 anos de serviço e os que passaram à situação de aposentados, assim como entregou Votos de Louvor a 11 atletas estarrejenses que se sagraram campeões nacionais: Bruno Valente, Filipe Vieira, Francisco Emanuel, Mafalda Ribeiro, Pedro Santos e José Tavares, atletas da Secção de Canoagem da Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes; A equipa Minis do EAC – Estarreja Andebol Clube; Diogo Miguel, atleta do Clube de Orientação de Estarreja; Ricardo Esteves, atleta Associação Desportiva Arsenal de Canelas, modalidade de Patinagem; Gilda Correia, atleta do CAB Madeira, na modalidade de Basquetebol; e André Pinto, atleta da A. D. Ovarense, na modalidade de Basquetebol.

O presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sá Esteves, dirigiu palavras aos homenageados. “O trabalho que todos vós vindes desenvolvendo e os resultados que vindes alcançando constituem um estímulo para todos. É imprescindível não perdermos o sentido das responsabilidades; o imperativo moral de fazermos render os nossos talentos e de os colocarmos ao serviço dos demais; a consciência de que, apenas fortuitamente, se conquistam bons resultados sem trabalho”.