Estarreja recebe ciclistas de La Riche

quarta, 18 de junho 2008

5 representantes do Grupo de Cicloturismo de La Riche estiveram em Estarreja para participar no XIX Convívio do Grupo de Cicloturismo de Avanca, durante as Festas de Santo António, da Cidade e do Município.

Desta vez, os ciclistas não percorreram de bicicleta os 1408 kms que separam as duas cidades geminadas, mas não deixaram de pedalar no passeio cicloturístico promovido pelo grupo avancanense, que teve lugar no último domingo, com passagens por Ovar, Torreira, São Jacinto, Pardelhas, Bunheiro, Pardilhó, Estarreja, culminando com uma visita à Casa Museu Egas Moniz.

Numa altura em que a geminação entre Estarreja e La Riche caminha para as duas décadas, a comemorar em Fevereiro, o Grupo de Cicloturismo de Avanca pretende celebrar a efeméride em terras francesas.

O jantar de despedida aos cidadãos franceses que decorreu na vila avancanense, no domingo, juntou para além dos elementos do grupo cicloturístico, representantes da Câmara Municipal, Junta de Freguesia e das colectividades que também compartilham do intercâmbio com a cidade francesa, nomeadamente o Grupo A Pard'ilhós, o Moto Clube de Estarreja e o Cine-Clube de Avanca.

Do animado convívio ficaram as garantias de que a geminação está para durar e que a cidade de La Riche pode esperar da Câmara Municipal e das Colectividades do concelho a maior receptividade e colaboração nesta já longa e fraterna caminhada.

A Câmara Municipal quer fomentar o intercâmbio e já endereçou o convite para que em Fevereiro de 2009 uma Comitiva de La Riche celebre o Carnaval em Estarreja. Numa perspectiva mais pedagógica, também no próximo ano e durante as Férias da Páscoa, a autarquia sugere que uma comitiva de alunos portugueses vá a La Riche e alunos de La Riche visitem Estarreja.