Banda Bingre Canelense apresenta Alma de Maestro

sexta, 04 de julho 2008

A Banda Bingre Canelense actuará na próxima sexta-feira pelas 21H30 no Cine Teatro de Estarreja.
Este espectáculo, de apresentação do novo disco « Alma de Maestro», tem entrada livre.

BREVE APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

A 26 de Março de 1865, na sequência do ímpeto empreendedor de alguns arrojados Canelenses, amantes das artes mas da música em particular, foi fundada na freguesia de Canelas, concelho de Estarreja, uma Banda Musical - então sob a denominação de “Sociedade Musical União Canelense”.
Em 10 de Junho de 1934, esta Instituição passou a denominar-se “Banda Bingre Canelense” – assim homenageando o grande poeta canelense Francisco Joaquim Bingre que, sob o pseudónimo de “Cisne do Vouga”, integrou o interessantíssimo movimento poético da “Nova Arcádia”.
Após a sua última grande reformulação estatutária, esta vetusta Associação passou a denominar-se “Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense”.
Mantendo ininterrupta actividade musical desde a sua fundação, na sua Banda Filarmónica brotaram e formaram-se notáveis músicos e maestros – que têm vindo a integrar não apenas grandes orquestras e bandas profissionais, mas também a exercer a docência musical, com elevada distinção, em vários Conservatórios.
Intensamente solicitada para actuações por todo o país, a “Banda Bingre Canelense” - como continua a ser carinhosa e abreviadamente identificada - é actualmente integrada por sessenta e seis músicos e, na sua escola de música, cinquenta e três crianças e jovens frequentam gratuitamente o “CIMA – Curso Interno de Músico Amador”.
Espraiando as suas actividades pelo universo das artes, a Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense é, orgulhosamente, a Associação mais antiga do concelho de Estarreja.