Restauro do Monumento aos Heróis da Grande Guerra

segunda, 07 de julho 2008

Decorrem os trabalhos de conservação e restauro do Monumento aos Heróis da Grande Guerra, e que homenageia os soldados do concelho caídos na I Grande Guerra (1914-1918), sito no Largo do mesmo nome.

Inaugurado em 1922, o discurso de homenagem foi feito pelo Professor Doutor Egas Moniz, que o intitulou “Do Valor e Da Saudade”. Tendo presente o valor e memória deste monumento, 86 anos depois, é levada a cabo uma intervenção considerando os sinais de degradação que apresenta.

Encontramos registos desse dia nos livros de actas municipais da autarquia, enaltecendo o presidente da autarquia à época a forma como decorreu « a (...) solenidade do descerramento do Padrão ou Obelisco à memoria dos soldados deste concelho, mortos na Grande Guerra e mais festas dessa piedosa e patriotica comemoração, tornando para nós memoravel o dia dezassete do corrente mês,foram assinaladas pelo discurso publicamente proferido,junto ao monumento,pelo Excelentissimo Senhor Doutor Egas Moniz, ministro que foi dos Extrangeiros (...).Esse discurso que honrou as nossas festas comemorativas, a todos pareceu,como na realidade o é, uma peça literaria de valor,urdida em fina e delicada forma de novela, que sensibilizou e fêz vibrar de comoção a alma do nosso povo(...).,ele Presidente propunha que se oficie ao Excelentissimo Senhor Doutor Egas Moniz pedindo-lhe a cedencia do seu discurso escrito, e a concessão a esta Camara Municipal, a do seu concelho,de o mandar imprimir,(...).».

Aquando da sua inauguração existem outras curiosidades no arquivo municipal, nomeadamente « um ofício da Comissão dos Festejos da inauguração do Padrão ou Obelisco erguido nesta Praça Vasco da Gama (hoje Largo dos Heróis da Grande Guerra) em honra dos Soldados deste concelho de Estarreja, solicitando a competente licença para dispor dos terrenos camararios de que careça para aqueles fins e naqueles fins; já para colocar iluminações, embandeiramento; assentamento de corêtos e já para dispor da parte disponivel da Praça, a fim de reservar as pessoas que mais comodamente queiram gosar os festejos, e pedindo ainda a faculdade de poder ceder logares para a instalação de pequenos botequins, revertendo o produto de tal cedencia em beneficio dos festejos. Deliberou autorizar todas as obras para embelezamento, como se requere, repondo a comissão as calcadas e pavimentos no seu estado anterior.».

Tendo à época a autarquia deliberado « mandar iluminar e ornamentar a fachada destes Paços do Concelho, no dia da inauguração do Padrão ou Obelisco erecto em honra dos Soldados deste concelho mortos na Grande Guerra Europeia, custeando-se nas despezas pela verba destinada à erecção daquele monumento

Passados mais de 80 anos uma nota não menos importante: os trabalhos vão ser levados a cabo por técnicos  do concelho, prevendo-se que  fiquem concluídos em 45 dias.