Escola a tempo inteiro: Universidade é a nova parceira da Câmara

segunda, 07 de julho 2008

A Câmara Municipal de Estarreja assinou acordos de colaboração com a Universidade de Aveiro (UA), Fundação Benjamim Dias Costa e com os Agrupamentos Escolares do concelho, no âmbito da implementação do Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2008/09.

A UA é novidade como entidade escolhida para executar as actividades nos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e Pardilhó. No Agrupamento de Escolas de Avanca mantém-se a parceria com a Fundação Benjamim Dias Costa.

Procurando sempre melhorar a oferta educativa para os 1200 alunos do 1º ciclo, proporcionando também uma melhor resposta às necessidades das famílias, os projectos em causa oferecem garantias de qualidade para que esses tempos sejam pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens associadas à aquisição das competências básicas.

Após a assinatura dos protocolos, o presidente da Câmara Municipal afirmou estarem reunidas “as condições para uma escola a tempo inteiro mais capaz, que pretende alunos mais preparados”. Nesse sentido, com os 3 Agrupamentos, a autarquia encontrou instituições também mais preparadas para responder ao desafio de avaliação e melhoria contínua da Educação em Estarreja.

É com orgulho que a Fundação Benjamim Dias Costa está envolvida neste projecto. “É uma causa nobre na busca de melhor qualidade de ensino”, disse o presidente da instituição, Avenilde Valente, que considera que “a Câmara Municipal está atenta e no caminho certo na procura de melhores soluções”.

A UA quer corresponder às expectativas, garantiu o Vice-reitor Manuel Assunção. “Existem condições para que a UA possa contribuir - através da Matemática Ensino e do projecto PETIz, estudado para as AEC - para um melhor desenvolvimento das crianças do concelho. É com grande prazer que a UA se associa ao Município de Estarreja”.

Esta é mais uma frente de colaboração entre a Câmara e UA. Em preparação está também a 3ª edição do CET – Curso de Especialização Tecnológica a decorrer em Estarreja. Noutro campo mais abrangente, a ligação da UA à GAMA – Grande Área Metropolitana de Aveiro no âmbito das candidaturas regionais ao QREN manifesta a existência de um “novo espírito na região”, salientou Manuel Assunção elogiando a “nova atitude dos municípios de trabalharem em conjunto” sendo a “Câmara Municipal de Estarreja uma grande depositária nesta nova maneira de ver as coisas”.

Melhorar a oferta educativa é um objectivo sublinhado pelo vereador do Pelouro da Educação, João Alegria. “Os alunos estão mais tempo na escolas ganhando competências para uma melhor educação”, afirmou. A parceria com a instituição de Avanca, iniciada o ano passado, vem no sentido de se usufruir dos recursos locais existentes na comunidade. A Universidade irá executar o programa denominado PETIz, integrado no conhecido projecto Matemática de Ensino.

As AEC contemplam a Língua Inglesa, Educação/Expressão Musical, Actividades Físicas e Desportivas e Apoio ao Estudo. O projecto PETIZ explora ainda a ArTICiência, desenvolvendo competências nas áreas temáticas das Tecnologias da Informação e Comunicação, Ciências e Expressão Artística. O projecto da Fundação Benjamim Dias Costa aprofunda a área das Expressões Dramática e Plástica, a Formação Cívica e o Empreendedorismo.