FESTIVAL AVANCA’08 APRESENTA PROJECTOS DE RISCO NA ÁREA DO CINEMA

Workshops estão esgotados!

sexta, 11 de julho 2008

O “AVANCA’08 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, cuja competição internacional se inicia no próximo dia 23 até 27 de Julho, terá este ano pela primeira vez um espaço de apresentação de projectos de risco na área do cinema. Este espaço pretende assim dar visibilidade a projectos cinematográficos que alguns produtores e realizadores portugueses estão a desenvolver, assumindo elevados riscos criativos e financeiros, mas sobretudo assumindo projectos de elevada dificuldade de concretização.

Nesta 12º edição do festival AVANCA, dois projectos serão apresentados pelos autores que animarão um debate sobre estes filmes de produção arrojada.

O primeiro é um documentário da autoria de Luís Costa sobre a viagem atribulada num pequeno veleiro que durante um ano percorreu o Oceano Atlântico até ao Brasil na rota comemorativa dos 400 anos do nascimento do Padre António Vieira. Partindo do Porto de Aveiro, 4 homens comandados pelo Professor Abreu Freire empreenderam uma viagem marcada por sucessivos contratempos, fustigada pelo mau tempo, a que se juntou o assalto ao largo de Cabo Verde por piratas que acabaram por levar o equipamento de filmagem. O desafio de como terminar este projecto será um dos temas em debate.

O segundo projecto será apresentado pelo produtor e realizador Bernardo Cabral que nos Açores terminou a primeira longa-metragem produzida integralmente por profissionais açoreanos. Intitulada “Hotel da Noiva”, interpretado por Belarmino Ramos, Lúcia Caixeiro, Mário Roberto, Helena Sousa, Solange Vieira, Mário Lima, Ana Couto, José Melo e Alda Raposo, com música de Hugo França e Horácio Medeiros, este projecto tem argumento do realizador Bernardo Cabral e marca o início da produção de cinema de ficção nos Açores.

O AVANCA’08 fará ainda uma ante-estreia deste filme ao longo da sua programação.

ESGOTADOS OS WORKSHOPS DO AVANCA'08

Entretanto, estão esgotados os lugares para a participação nos workshops internacionais que tradicionalmente o festival organiza com a presença de individualidades do cinema de todo o mundo. Este ano estarão no AVANCA’08 a norte-americana autora de “best-sellers” Linda Seger, os realizadores russos Konstantin Bronzit e Mikhail Segal, os alemães Toke Hebbeln e Felix Oliveira, o inglês Dane Watkins, o lituano Romas Lileikis e os realizadores portugueses Carlos Silva, Miguel Marques e Fernando Augusto Rocha.

Dos 8 workshops que este ano irão acontecer no AVANCA, um deles esgotou algumas horas após o início da sua divulgação, o que constitui um record, mesmo tendo em conta a forte procura que estes espaços têm desde o seu início em 1997.

Considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e do audiovisual, o “AVANCA’08 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” integra ainda uma competição internacional de filmes inéditos em Portugal, para a qual chegaram a Avanca obras de 65 países.

O AVANCA’08 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo Rota da Luz, INATEL, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

AVANCA 2008
Cine Clube de Avanca