Egas Moniz reeditado: Universidade de Coimbra lança “Conferências Médicas”

quinta, 17 de julho 2008

A Imprensa da Universidade de Coimbra (UC) e a Faculdade de Medicina da UC lançaram a obra "Conferências Médicas", de Egas Moniz, na Sala do Conselho Científico da Faculdade de Medicina, com apresentação de João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia e Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC.

A obra foi publicada com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja que cedeu os direitos de autor com vista à sua reedição. A edição fac-similada de “Conferências Médicas I” foi editada em 1945 pela Portugália Editora. A reedição agora lançada foi proposta pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental, “tendo em conta a realidade histórico – científica da Neurologia e da Psiquiatria”. Na nota prévia à obra, a direcção da Sociedade constata que nesta obra do Mestre Egas Moniz “fica bem clara, a par com o seu saber, a rara eloquência e elegância da sua narrativa”.

Prefaciada pelo neurologista João Lobo Antunes, a obra "ilustra duas faces complementares da personalidade de Egas Moniz, ao emparelhar um artigo de opinião, ousado, “engagé”, e um artigo científico, a que não faltam alguns enfeites retóricos".

O livro apresenta dois artigos: "A Geração Humana e as doutrinas de Exeter" e "Os Raios Röntgen na Neurologia". “A geração humana e as doutrinas de Exeter” constitui o tema da conferência presidencial de abertura do ano académico da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, em 30 de Outubro de 1945. O segundo artigo, “Os raios Röntgen na Neurologia”, reproduz uma conferência feita na Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa em 10 de Abril de 1945, a convite da Sociedade Portuguesa de Radiologia Médica, na ocasião do centenário do nascimento de Röntgen. É uma descrição da aplicação das técnicas de imagem a diversas patologias do sistema nervoso, dando particular ênfase, naturalmente, à angiografia cerebral”, explica João Lobo Antunes no prefácio.

Parte dos artigos de Egas Moniz foram agrupados numa colectânea de sete volumes, os três primeiros com o título de “Conferências Médicas” e os restantes “Conferências Médicas e Literárias”. Conforme refere o investigador “esta é uma colecção muito heterogénea de artigos, em que abundam notas biográficas (Abel Salazar, o Abade de Baçal, Silva Porto, João de Deus, Teixeira de Pascoaes), ensaios de real importância para história das ciências neurológicas em Portugal)”.

A bibliografia do Prémio Nobel da Medicina de 1949 inclui 370 títulos. João Lobo Antunes lembra que “os escritos não científicos de Egas não têm merecido, naturalmente, a mesma atenção que as publicações dedicadas às suas descobertas epocais, a angiografia cerebral e a leucotomia pré-frontal. Mas a leitura reflectida daqueles fornece informação preciosa sobre uma personalidade fascinante pela sua complexa modernidade, genial intuição e arrasadora vontade”.

Website da Casa Museu Egas Moniz – Centro de Documentação