CICLORIA EM 3 MUNICÍPIOS

quarta, 06 de agosto 2008

Do ponto de vista intermunicipal foi apresentada uma candidatura desenvolvida pelos Municípios de Estarreja, Ovar e Murtosa, e pela Universidade de Aveiro. O projecto CicloRia pretende desenvolver uma cultura de utilização dos modos suaves de mobilidade na região da Ria de Aveiro e, para além de outras acções, contempla um sistema de vias cicláveis carácter urbano e ribeirinho, a oferta de um sistema de bicicletas de utilização colectiva e a organização de circuitos temáticos cicláveis, baseados no desenvolvimento de estudos de identificação dos elementos marcantes do património natural, cultural e científico, susceptíveis de serem valorizados enquanto factores de atracção.

Orçado em 1 milhão de euros, o CicloRia terá um prazo de execução de 48 meses após a esperada aprovação aos fundos comunitários.

PROJECTO CICLORIA

Candidatura conjunta dos municípios de Estarreja, Murtosa e Ovar e da Universidade de Aveiro ao Programa Operacional Valorização do Território -  Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano, na temática da Acessibilidade e Mobilidade Urbana

O âmbito geográfico da operação é igual à área dos municípios integrados na candidatura (Murtosa, Ovar e Estarreja).

O PROJECTO CICLORIA pretende “mudar o padrão de mobilidade urbana, afirmando, de modo criativo, o potencial da região de Aveiro para a promoção dos modos suaves de mobilidade”.

O Projecto CicloRia tem por objectivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de utilização dos modos suaves de mobilidade na região da Ria de Aveiro, num primeiro momento impulsionado pelos municípios de Estarreja, Murtosa e Ovar, com o apoio da Universidade de Aveiro, através da valorização do potencial ambiental, cultural, patrimonial e científico da região e do envolvimento e mobilização dos agentes locais, criando assim condições para uma mais eficaz e estimulante utilização de modos suaves.

Complementarmente, este projecto poderá contribuir para o fortalecimento do sentido de pertença dos seus habitantes, numa perspectiva de articulação e ligação local/global a experiências internacionais semelhantes.

OBJECTIVOS

A definição de um sistema de vias cicláveis de carácter urbano e ribeirinho (com os equipamentos e infra-estruturas de apoio adequados) e a selecção de áreas/troços para o desenvolvimento de acções experimentais;
A oferta de um sistema de bicicletas de utilização colectiva (em sistema “rent-abike”) em cada uma áreas de intervenção onde vão ser desenvolvidas as acções experimentais;
A organização de circuitos temáticos cicláveis, baseados no desenvolvimento de estudos de identificação dos elementos marcantes do património natural, cultural e científico, susceptíveis de serem valorizados enquanto factores de atracção;
A mobilização dos actores locais (cultura, ambiente, desporto e lazer) no desenvolvimento de acções de animação;
A produção e organização dos conteúdos, anteriormente definidos, em suportes digitais (Web – Site e Blogue - http://cicloria.blogs.sapo.pt/, GPS, Audio/Vídeo), em papel (brochuras, folhetos,…) e em placards informativos, orientados para os diferentes tipos de utilizadores (escolas, turistas, residentes,…).
A articulação com os Projectos Educativos das escolas dos três municípios;
A organização de eventos de animação dos projectos experimentais;
A promoção de acções de fomento de empreendedorismo na área da mobilidade ciclável, do ecoturismo e de áreas afins, com o apoio da Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro;
A organização de acções de sensibilização e divulgação do projecto a nível local, nacional e internacional;
 A troca de experiências e inserção em redes internacionais, potenciando iniciativas em curso, designadamente no âmbito do Interreg IV-C (Projecto BICARE).

Candidatura: Valor global de investimento: 1.022.000,00 €
Comparticipação Estarreja: 304.600,00 €

Município de Estarreja | Acção experimental – Percurso Ciclável das Ribeiras de Pardilhó
Centro de Acolhimento e Informação para a mobilidade ciclável (ribeira da Aldeia