A Barra e os Portos da Ria de Aveiro em exposição na Casa da Cultura

INAUGURAÇÃO ESTA QUARTA-FEIRA

terça, 09 de setembro 2008

Esta quarta-feira, dia 10, pelas 18 horas, vai proceder-se à inauguração da exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808 – 1932” que estará patente na Casa da Cultura de Estarreja até 3 de Outubro.

Integrada no programa comemorativo do Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro (03.04.1808), a exposição é composta por documentos do Arquivo Histórico do Porto de Aveiro, empresa que, segundo José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração, “decidiu libertar o seu património histórico – documental da clausura que o agrilhoava em inútil penumbra, fomentando-se, a partir de agora, o seu usufruto pela comunidade”.

O programa da inauguração abre, na Biblioteca Municipal, com palavras de boas-vindas pelo presidente do Município, José Eduardo de Matos. Na sessão, Inês Amorim falará do livro de sua autoria, “PORTO DE AVEIRO: Entre a Terra e o Mar” e apresentará a exposição.

“A documentação do Arquivo do Porto de Aveiro concentra as diferentes valências deste porto flúvio-marítimo” – adianta Inês Amorim, detalhando: “Por um lado, registos como mapas, cartas, projectos, desenhos e respectivas memórias, a escalas diferenciadas, numa quantidade e variedade imensurável, resultam das opções e procedimentos técnicos e interventivos no porto, na cidade e na Ria. Por outro, a documentação de carácter administrativo, que inclui as actas das sucessivas administrações, livros de receitas (fiscais) e de despesas, e os relatórios de actividades, cuja natureza evoluiu à medida que a legislação e os regulamentos o exigiam. Depois, a fotografia, pelo menos desde a década de 30, documenta obras e recursos, sítios de embarque e desembarque de materiais e mercadorias, ou, ainda, imagens aéreas da barra e porto. Finalmente, os objectos atestam técnicas empregues, quer no conhecimento das marés na Ria e na embocadura da barra, quer nas obras portuárias”. “É este conjunto, diversificado, que compõe o Arquivo da Administração do Porto de Aveiro”, acrescenta a investigadora.

BIBLIOTECA MUNICIPAL
18h00 Boas-vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja

18h15 Intervenção do Presidente do Conselho de Administração da Administração do Porto de Aveiro (APA)

18h30 Apresentação do livro “PORTO DE AVEIRO: Entre a Terra e o Mar”