Empresas de moldes criadas de raiz no Eco-Parque de Estarreja

CATLUSOPLAST ASSINA ESCRITURA PÚBLICA

terça, 09 de setembro 2008

A Catluso Plásticos, Lda – Injecção e transformação de plásticos, uma nova empresa criada de raiz no Eco-Parque Empresarial de Estarreja, assinou a escritura pública de dois lotes de terreno, no total de 9.000 m2.

Com um investimento inicial de 1,5 milhões €, a empresa de injecção de plásticos e com sede social no Município de Estarreja começa por empregar 4 funcionários numa primeira fase. A produção será destinada ao mercado externo e às empresas de moldes do grupo.   

A localização privilegiada, os rápidos acessos e a proximidade a outros investimentos do grupo levaram à instalação da nova empresa no Eco-Parque de Estarreja, conforme explica o empresário José Maria Leite Pinto, accionista principal da CatLusoPlast.

Esta nova empresa está relacionada com a Olesa – Indústria de Moldes, S.A., sediada em Oliveira de Azeméis, da qual o empresário é principal accionista e managing director. O grupo detém um elevado know-how no sector, actuando em diversos mercados externos com principal incidência na Índia, Espanha e França, direccionado os seus produtos para os sectores automóvel, de motociclos e electrónica.

A criação da CatLusoPlast acabou por fomentar um segundo investimento em Estarreja, a criação da LPMoldes – Indústria de Moldes, SA – Moldes para Plásticos e borracha, empresa de fabricação de moldes de aço para injecção de plástico. Neste caso, o investimento inicial ronda os 6 milhões € e criará 10 postos de trabalho no ano de instalação. A instalação das duas empresas de moldes permitirá potenciar sinergias no desenvolvimento de actividades complementares.

José Leite Pinto sublinha que “as empresas não se fazem de um dia para o outro” e “o crescimento da empresa irá depender do mercado”. Sem revelar detalhes adianta que a CatLusoPlast está a “negociar um contrato importante que poderá implicar uma nova linha de montagem e eventualmente um novo pavilhão. O projecto de expansão está previsto”, adiantou.

Um dos factores a testar será a mão-de-obra referindo que “a qualificação técnica do pessoal é importantíssimo” e que neste sector dos moldes “os trabalhos são altamente qualificados e bem remunerados”, exigindo-se por isso formação específica.

Economista há mais de 30 anos, o principal accionista da Olesa, S.A., José Maria Leite Pinto salienta que criou as suas empresas de raiz. É um exemplo de um empregado que se transformou num empreendedor de sucesso e detentor de 10 empresas nas áreas de moldes e plásticos, agricultura e turismo.