Ciência Viva no Verão: BIORIA ganha cada vez mais adeptos

quarta, 10 de setembro 2008

As sessões têm estado quase sempre lotadas. Mais uma vez durante o Verão, o BioRia proporcionou visitas guiadas ao Percurso de Salreu. O projecto da Câmara Municipal de Estarreja integrou, pelo terceiro ano consecutivo, o programa nacional Ciência Viva no Verão. A adesão superou as expectativas. A última incursão ao património natural da zona do Baixo Vouga Lagunar acontece esta quarta-feira, dia 10.

O Cais do Esteiro de Salreu tem recebido, todas as quartas-feiras, uma média de 18 participantes, vindos de vários pontos do país, aptos para um percurso a pé de 3 horas, ao longo do qual vão contactando com espécies da fauna e flora, desde mamíferos como a lontra, aves como Garças e Cegonhas, relas, rãs e cobras-de-água, plantas típicas e insectos como libelinhas ou borboletas.

Para ocupar o tempo de férias e, acima de tudo pela curiosidade que nutre pelas ciências naturais, Ricardo Abreu, 30 anos, residente em Aveiro, participou numa das visitas. A presença do guia especializado é uma mais-valia pois “podemos perguntar, pedir informações e esclarecimentos. Torna-se mais enriquecedor do que fazer o percurso sozinho”. Ricardo demonstrou um enorme agrado pela experiência e pelos conhecimentos que adquiriu. Além do mais, todo o grupo de visitantes mostrou-se bastante interessado o que torna ainda mais aliciante “conhecer e observar a fauna e a flora”.

Outra confessa aficionada da fauna e flora, Paula Machado, de 32 anos, proveniente de Gaia, conseguiu finalmente conhecer o Percurso de Salreu, “que me foi bastante recomendado”, disse aplaudindo a “iniciativa bastante interessante do Município”.

Com apenas 9 anos, Joana Moura veio de Arcozelo tendo como grande motivação a observação das espécies animais. “Vim ver todos os animais que estão a viver neste habitat”, exclamou.

A visita tem correspondido às expectativas dos participantes, que recomendam vivamente o passeio à zona do Baixo Vouga em Estarreja.