MAIS DE 3800 ALUNOS NAS SALAS DE AULA DO CONCELHO

Câmara assinalou a abertura do ano lectivo

quinta, 11 de setembro 2008

A Abertura do Ano Lectivo 2008/09 foi assinalada com uma Sessão Comemorativa no Cine-Teatro de Estarreja. A Câmara Municipal deu as boas-vindas aos agentes educativos e homenageou os que se aposentaram no ano lectivo anterior. Foi ainda apresentado o Programa Municipal de Educação que reúne um conjunto de actividades, projectos e recursos. A sessão abriu com o fórum “À Conversa Sobre Indisciplina na Escola”, com o psicólogo Eduardo Sá.

Tendo o tema da indisciplina como mote, o presidente da Câmara Municipal aludiu à “indisciplina global que reina na educação” mostrando-se especialmente crítico quanto à forma como se tentam implementar modelos importados sem haver uma adaptação à realidade nacional. Falando especificamente da transferência de competências do Estado para as autarquias, José Eduardo de Matos considera que “falta saber em que justa medida isso pode ser feito, não é à última da hora”, disse alertando para uma implementação responsável e não de forma apressada.

A nível local, o autarca lamenta que a Carta Educativa de Estarreja que foi devidamente aprovada e homologada pela tutela não tenha agora o correspondente apoio financeiro. A Carta Educativa seria o “passaporte para se financiar melhores equipamentos e escolas” uma vez que prevê a criação de um quarto agrupamento escolar que contempla as 3 freguesias do sul do concelho. Contudo, “os apoios previstos não vão além do 1º ciclo”. Conclusão: “o que foi aprovado como uma boa solução não tem complemento a nível de comparticipação. Ficamos a meio caminho reféns da alavancagem financeira”, reprova José Eduardo de Matos, concluindo que, com serenidade e responsabilidade, “temos hoje em Estarreja condições físicas e sobretudo humanas para o melhor ano lectivo”.

O Programa Municipal de Educação elenca “as actividades e projectos que estão ao serviço da comunidade e disponibiliza os vários recursos concelhios”, conforme explicou o Vereador do Pelouro da Educação da Câmara, João Alegria. Por outro lado, especifica a rede de parceiros educativos, desde as escolas, ao Centro de Novas Oportunidades, Equipa de Apoio às Escolas, PACOPAR, Juntas de Freguesia e IPSS.

A partilha de responsabilidades e a produção de sinergias foram desafios que o responsável começou por apontar referindo-se ao Conselho Municipal de Educação, que promove a coordenação da politica educativa, e apelando “à participação efectiva de todos” neste grupo.

João Alegria destacou a parceria com as associações de pais anunciando a criação de uma federação concelhia de forma a promover um papel conjunto e articulado. Outra ligação fundamental é à Universidade de Aveiro, nomeadamente através dos CET – Cursos de Especialização Tecnológica tendo-se realizado duas edições na área das “Instalações eléctricas e manutenção Industrial” sendo novidade um novo CET em Estarreja na área da “Tecnologia Mecatrónica”. A aproximação à UA foi reforçada com a implementação das AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular que a instituição vai orientar nas escolas do concelho.

De uma forma geral, os responsáveis pelo município consideram que há uma evolução no que diz respeito aos recursos e actividades. Na sessão de abertura foi oferecida a Agenda Escolar Municipal 2008/09, especialmente dedicada aos alunos, com um conjunto de curiosidades sobre as 7 freguesias do concelho, as actividades, programas, projectos e serviços municipais, para além das parcerias e recursos. A mascote do projecto BioRia, o Garci é o guia desta agenda, apresentando-a aos alunos: “com ela poderás organizar e planificar melhor a tua vida escolar e pessoal”.

Dados gerais Rede Pública de Ensino – Estarreja

Número total de alunos 3873