FESTARREJA ABRE COM A FESTA DA DANÇA

Os grupos PÉ NA TERRA e UXUKALHUS sobem ao palco nas primeiras noites do FESTARREJA 2008, uma iniciativa da Câmara Municipal. Durante o dia há workshops de dança gratuitos e para todas as idades! Consulte o programa do Tranças - Festival de Danças Tradicionais!   

sexta, 12 de setembro 2008

12 Setembro 21h30 Concerto PÉ NA TERRA (Música Folk)
Os Pé na Terra surgiram do resultado de um entrelaçado de ideias e desejos musicais dos vários membros do grupo. Através de temas originais e da recolha e interpretação de temas tradicionais portugueses, onde a poesia e a dança se complementam, geram a energia que os uniu neste projecto.

Os Pé na Terra nascem em 2005. Com forte influência na recolha e interpretação de temas tradicionais portugueses e na criação de temas originais, este projecto usava apenas instrumentos das nossas terras. Esse entrelaçado de ideias vai de encontro ao actual movimento de revolução da música tradicional, tendo uma grande aceitação no público em geral, levando assim, o grupo, no final do ano de 2007, à gravação e publicação do seu primeiro álbum.

Sub-Estilos: National Folk, Celtic, Instrumental

Homepage: http://www.penaterra.com
http://palcoprincipal.clix.pt/pe_na_terra


13 Setembro 21h30 Concerto UXU KALHUS

Quer se goste ou não de dançar, o grupo não deixa nenhum público indiferente. Há suficientes argumentos para ouvir e outros tantos para dançar as músicas tradicionais europeias e portuguesas. Malhão, Viras, Corridinhos, círculos, mazurcas, chotiças, e muito mais, com a pureza acústica e a potência eléctrica… Harmonias arrojadas e arranjos endiabrados são a imagem de marca do grupo de música trad-folk-rock Uxu Kalhus. Influências Afro-Jazz-Rock-Ska juntam-se ao tradicional para um resultado explosivo.

Uxu kalhus surgiram ligados aos bailes de danças tradicionais. Neste tipo de espectáculos, o público é convidado a dançar ao som de música de raiz tradicional portuguesa e europeia tocada ao vivo – permitindo ao desenvolvimento de danças de roda, cujos passos e movimentos são ensinados no decorrer dos espectáculos.

http://uxukalhus.blogspot.com/
http://www.myspace.com/uxukalhus


14 Setembro 20h00 MADRUGADA CIGANA “Danças Ciganas do Sol Nascente”

O grupo Madrugada Cigana celebra e funde vocabulários oriundos de danças nómadas russas, romenas, húngaras ou flamencas. Ao longo dos tempos o povo cigano viajou por inúmeros países, absorvendo e transformando a música e a dança das culturas por onde passou e, por vezes, se sedentarizou. As suas danças têm origem na Índia, país do qual terão procedido, tendo-se fundido com as do folclore dos países onde tentavam estabelecer-se. Apesar da diversidade, algo de comum prevaleceu…

A dança, para o povo Romani, representa não só a sua cultura e história, mas é também uma forma de expressão bastante individualista. Este poder emotivo vem do artista que se abandona à sua arte, imprimindo-lhe vida. A dança representa também liberdade – liberdade de expressão pessoal e espiritual, o único tipo de liberdade possível para um povo oprimido. Podemos, assim, dizer que não existe uma Dança Cigana mas sim uma Forma Cigana de Dançar.

 

 

TODO O PROGRAMA http://www.cm-estarreja.pt/main/newstext.php?id=5099