FESTARREJA '08: ESTA NOITE CONCERTOS DE MIND DA GAP E SLIMMY

Slimmy e Mind da Gap protagonizam, este noite, um dos principais momentos do FESTARREJA 2008 - Festa da Juventude, evento promovido anualmente pela Câmara Municipal. Slimmy abre o espectáculo na Tenda, instalada junto ao Pavilhão Municipal de Estarreja. Seguem-se os Mind da Gap. As entradas são livres. O primeiro concerto começa às 21h30. Amanhã sobe ao palco o Festival de Samba. No domingo, 450 ciclistas participam na Maratona BTT Estarreja.

sexta, 19 de setembro 2008

Slimmy e Mind da Gap protagonizam, este noite, um dos principais momentos do FESTARREJA 2008 - Festa da Juventude, evento promovido anualmente pela Câmara Municipal. Slimmy abre o espectáculo na Tenda, instalada junto ao Pavilhão Municipal de Estarreja. Seguem-se os Mind da Gap. As entradas são livres. O primeiro concerto começa às 21h30.

Amanhã sobe ao palco o Festival de Samba. No domingo, 450 ciclistas participam na Maratona BTT Estarreja.

 

19 Setembro | sexta
21h30 Concerto SLIMMY
22h30 Concerto MIND DA GAP
[Tenda]

SLIMMY
ELECTRO/ROCK/POP
 
Depois de uma digressão, em 2007, com mais de 40 espectáculos por todo o país, SLIMMY, o músico que entrou para a galeria dos notáveis com a inclusão de um dos seus temas na série C.S.I. Miami, que tem a mesma canção a rodar na MTV2 e uma outra que é banda sonora do programa de resumos dos jogos de futebol da Liga Inglesa na Sky Sports, está com uma nova Tour. Desta feita, a ‘The Sex and Love Tour’ levará para a estrada não só as músicas do tão álbum de estreia ‘Beatsound Loverboy’, como temas inéditos nunca tocados anteriormente.

Slimmy é um músico português que usa o rock como meio de expressão, mais precisamente o electro rock. Aliando um visual irreverente com um estilo de música viciante, é um dos fenómenos actuais da música portuguesa. É oriundo do Porto e o seu verdadeiro nome é Paulo Fernandes. Em palco é acompanhado pelo Garcez (baterista) e pelo Garim (baixista).

O início do projecto acontece em 1999. Slimmy desenvolve ritmos mais electrónicos e dançantes com uma atitude rock sempre presente. Depois de uma temporada em Londres, onde actua em algumas das salas mais emblemáticas da capital britânica, em 2007 de regresso a Portugal percorre o país de norte a sul com mais de 40 espectáculos para a pré-apresentação do álbum de estreia "Beatsound Loverboy", considerado um dos melhores discos do ano. Em 2008 traz nova digressão com temas inéditos e a nomeação para os Globos de Ouro na categoria Revelação do Ano.

http://www.mtvserver.com/slimmy/

“Há expressões que costumamos aplicar, preguiçosamente, a casos como o de Slimmy (que também responde pelo nome de Paulo Fernandes), 28 anos: «grande revelação», «novo talento», «aposta segura», «jovem promissor». São lugares-comuns mas, talvez por isso mesmo, às vezes fazem todo o sentido. É o caso (…) Como se explica o fenómeno? Depois de ouvir Slimmy falar, percebemos: autoconfiança, força de vontade, persistência. É uma espécie de Mourinho do rock português (…)”
- In Revista Visão – 27’09’2007

"A abrir a noite, Slimmy defendeu Beatsound Loverboy com intensidade, entre a vulnerabilidade e a raiva. Electro pop, punk, techno, rock e outros estilos, um punhado de referências evidentes (New Order, Depeche Mode, etc), mas alma própria".
- In Diário de Notícias – 27’08’2007

O primeiro álbum de Slimmy, que sairá em Portugal em Setembro, antevê-se de bastante qualidade. Paulo (Slimmy) é dinâmico, carismático, irreverente, diferente. (…) O rapaz cantou, saltou, estrebuchou no chão. No início intimidado, talvez pela personagem esquisita que ali se apresentada, os membros do público, aos poucos, foram-se soltando, começando a curtir o som 'electroclash' que fala de amor e sexo, "duas coisas muito importantes na vida", diz o jovem promissor.
- In Jornal de Notícias – 27’08’2007

… e Slimmy, o animal de palco do Porto que em Inglaterra conhece: o sucesso em poses de star, o glamour e a androgenia, o talento à flor da pele. Ninguém parecia querer trocar a relva pelas pedras do sanatório e, quando Slimmy debitou os primeiros acordes, estavam 18 pessoas à sua frente. Mas, ao despedir-se, tinha uma pequena e rendida multidão a aplaudi-lo.
- In Correio da Manhã – 14’08’2007


MIND DA GAP
HIP HOP

A carreira dos Mind da Gap é um caso raro de persistência e sucesso. Desde o seu nascimento em 1993, a banda não parou nunca de crescer. Foi sempre o amor ao Hip Hop que os moveu. O talento da banda é inegável, os seus instrumentais surpreendentes, e o estilo dos seus rappers único, mordaz e promissor na forma como aproveita o potencial fonético da nossa língua.

A sua estreia em álbum aconteceu em 1997 com “Sem cerimónias” e foi sem dúvida um momento decisivo para o Hip Hop nacional. Em 2000 surge “A Verdade” e, mais uma vez, os Mind da Gap crescem e inovam. Chega 2002 e “Suspeitos do Costume”. A maturidade da banda é inquestionável, a sua segurança impressionante, a sua coesão ímpar. Um álbum que ultrapassa os limites naturais do movimento e que duma vez por todas coloca a banda como uma das referências fundamentais da mais jovem geração nacional. Isso leva “Suspeitos do Costume” a alcançar o galardão de disco de prata... um feito pioneiro no hip hop nacional. A banda desdobra-se em concertos, corre o país de norte a sul, angaria cada vez mais militantes, consolida como nunca o género por todo o território nacional e prova duma vez por todas, apesar de inúmeras resistências, que existe espaço para o movimento no mercado discográfico português.

Em 2006, os MDG voltam com um novo e entusiasmante álbum, onde se reforça e aumenta toda a maturidade e crescimento artístico dos seus elementos. Produzido, como sempre, por DJ Serial e acompanhado pelas rimas de Ace e Presto, as canções de “Edição Ilimitada”, o nome dado a este novo registo, edição NorteSul, tiveram o “toque” de Troy Hightower que misturou o álbum e que volta assim a colaborar com os MDG. O 1º single “Não Stresses” é um tema forte e actual. A prova de tudo isto é a sua nomeação para os prémios MTV EUROPEAN MUSIC AWARDS 2006, na categoria de Best Portuguese Act.

"O Hard Club acabaria por encher para uma grande celebração... os Mind da Gap brilharam. Em palco cresceram imenso e são neste momento, a mais sólida formação de hip-hop nacional"
In Blitz

"Junto ao palco principal a quantidade de público aumenta para ver os MDG. Recebem aplausos logo no início. Em palco revelam-se amadurecidos e com um grande som. Souberam puxar pela multidão e esta correspondeu em pleno... em alta e no caminho certo."
In Blitz

"Seguiram-se os esperados MDG... cheios de humor e energia contaram histórias através das rimas que encheram o espaço (lotado) do recinto"
In Diário de Notícias

“A 1ª proposta verdadeiramente apelativa aconteceu com os MDG… O trio do Porto não teve dificuldades em captar a atenção mental do público e, claro, a resposta física – e claro muito se dançou.”
In Jornal de Notícias

“…Os Mind da Gap venderam-se? Não, apenas estão a dar nas vistas como melhor grupo nacional de Hip Hop… a atenção que recebem hoje é mais do que merecida para quem anda a fazer música, por paixão, há 13 anos, como o prova este álbum Edição Ilimitada, com uma produção em excelente nível, grandes letras interpretadas por quem sabe e um apurado sentido de humor, polvilhado ao longo de todo o álbum, que compensa a menor acidez do que em registos anteriores. E que álbum…”
In Maxmen

“O Melhor Grupo Português de Hip Hop voltou finalmente às lides…”Não Stresses”, “Quantas Vezes Já” ou “Tilhas? São Sapatilhas” são belos temas com uma sonoridade mais relaxante, no entanto por trás da delicadeza da sonoridade, temas como “Tango dos Defeitos”, ”Somos Mc´s” e principalmente “Conversas Minadas” indicam que os MDG ainda gostam de provocar consciências…”old school like“. Em 2006 os MDG sentem-se mais calmos, mais em paz consigo próprios…a postura da maior parte dos temas é cativante e frutuosa…”
In Raio-X

“Ritual Rock abriu com pronúncia do norte… Mind da Gap reinaram no Palácio…. A noite fechou com os veteranos MDG e o recinto encheu para se ouvir os ilustres filhos da terra. Rap musculado, muito corpo a abanar e a noite de abertura estava salva… os Mind da Gap reinaram sobre uma audiência que os consagrou.”
In Jornal Notícias

http://www.minddagap.info/

 

20 Setembro | sábado
[Tenda]
21h30 6º Festival de Samba de Estarreja

Escolas de samba encontram-se neste Festival organizado pela Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer. Este Festival, agora na sua sexta edição, tem o objectivo de proporcionar um espectáculo de escolas de samba de Estarreja e de outras regiões onde existe Carnval.

 

21 Setembro | domingo
09h00 II Maratona BTT Estarreja “Rota do Antuã”

O Grupo de Samba OS MORENOS organiza 2ª edição da Maratona de BTT de Estarreja – Rota do Antuã. Nas vertentes de Maratona (80Kms) e Meia-Maratona (40Kms), os percursos levarão os participantes a visitar locais fantásticos nas terras envolventes ao Rio Antuã, muitos deles nunca explorados e preparados especialmente para a prova. Podem encontrar-se alguns single-tracks de grande beleza natural, ladeados por água e vegetação em estado bruto e intocado.

Os troços caracterizam-se por uma grande variedade de piso, elevação e dificuldade, quer física, que técnica. Podem encontrar-se subidas suaves e subidas duras, quer pela elevação, quer pelo piso técnico. Mas como o que sobe também desce, no outro sentido, as descidas são os momentos de maior adrenalina, onde as zonas mais técnicas requerem destreza e alguma dose de coragem e sangue frio. Depois há também as zonas mais moderadas onde o que conta é a velocidade ao pedal, sempre no encalço do melhor tempo.

Nível de dificuldade global: Média/Alta

Para os participantes, além do habitual pacote de inscrição (Dorsal, Seguro, Abastecimentos, Banhos e Almoço), aposta-se na oferta de um Jersey alusivo à prova. Para os melhores classificados haverá também uma melhoria nos prémios, incluindo Prize-Money.

Para os acompanhantes organizam-se várias actividades complementares: Passeio pedonal à reserva BioRia (com guia especializado), Aula de Hip-Hop, Serviço de acompanhamento de crianças com uma zona de lazer (insufláveis).

Contacto: gsmorenos@gmail.com; 962045207; 962401058; 964065957
Secretariado/Concentração: Piscina Municipal de Estarreja