INAUGURADAS AS OBRAS DE BENEFICIAÇÃO DA RIBEIRA DA ALDEIA

Próximas intervenções nas Ribeiras de Canelas e do Mourão (Avanca)

segunda, 22 de setembro 2008

Foram inauguradas as obras de requalificação da Ribeira da Aldeia, na Vila de Pardilhó. Câmara Municipal e Junta de Freguesia uniram esforços para melhorar um espaço de elevado valor ambiental e paisagístico. O presidente da Câmara, José Eduardo de Matos, e o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Nascimento, descerraram as placas comemorativas.

A beneficiação da Rua Joaquim Maria Resende, de acesso à Ribeira da Aldeia, representou um investimento superior a 200 mil € por parte da Câmara Municipal. A área de intervenção estendeu-se até ao cais e ao espaço envolvente aos pavilhões da canoagem da Associação Saavedra Guedes, incluindo um Parque Infantil e uma Área de Serviço para Autocaravanas.

“Esta obra representa um sinal muito forte do que é a nossa aproximação com a Ria de Aveiro”, referiu José Eduardo de Matos. O BioRia é um projecto muito importante que nasceu no sul do concelho e que vai ser alargado às restantes freguesias uma vez que “todas elas têm uma relação muito próxima com a ria”.

O autarca vincou “o que  há poucos anos parecia impossível: Estarreja ganhou um Prémio de Turismo” e referiu-se também às próximas fases que “vão ligar todas as ribeiras das 7 freguesias do concelho através de percursos da natureza”. Adiantou ainda, que estão a concurso os projectos para as Ribeiras do Mourão,  em Avanca, e de Canelas, destacando a boa articulação existente com as Juntas de Freguesia.

Com esta obra, que inclui o segundo Parque de Autocaravanas do município, “o nosso concelho está em condições para receber mais pessoas”, nomeadamente naquela que é considerada a maior e mais movimentada Ribeira do Município, com o longo cais cheio de barcos e um histórico estaleiro de reparação, ainda com 2 carpinteiros navais sobreviventes dos tempos áureos das embarcações em madeira.

O Parque de Merendas da Ribeira da Aldeia foi obra da responsabilidade da Junta de Freguesia de Pardilhó. O presidente da Junta, Manuel Nascimento, enumerou um objectivo primordial da acção da autarquia: “criar mais e melhores condições para a Vila de Pardilhó” e destacou algumas das obras em curso na freguesia: “a requalificação do centro cívico, a 2ª fase da Ribeira da Aldeia e a continuação das obras de saneamento, nomeadamente nos lugares da Formiga, Teixugueiras e Fonte”.

Quem hoje se deslocar à Ribeira da Aldeia tem hoje melhores condições de acesso podendo usufruir da nova ciclovia – passeio. A drenagem de águas pluviais, iluminação pública e mobiliário urbano são outras componentes da obra. O novo parque de estacionamento tem lotação para 16 automóveis e 3 auto-caravanas, havendo ainda uma baia de estacionamento com mais 11 lugares.

A sessão de inauguração contou com a participação da Banda do Club Pardilhoense e do Grupo Etnográfico Danças D’Aldeia.