CINE-TEATRO DE ESTARREJA: APRESENTAÇÃO DO 4º TRIMESTRE

terça, 23 de setembro 2008

Decorrente de uma estratégia de desenvolvimento de públicos qualificados com uma oferta cultural variada e de qualidade, a consolidação e crescimento do projecto do Cine-Teatro de Estarreja tem-se revelado, precisamente, na fidelização desses públicos e no reforço dessa oferta cultural diversificada. É como se causa e efeito se alimentassem ciclicamente neste projecto de dinamização cultural do Cine-Teatro de Estarreja.

Ao nível dos públicos o Cine-Teatro de Estarreja já almejou criar uma tal relação com os espectadores que estes passam a confiar nos desafios que lhes são propostos, sejam estes mais ou menos conhecidos e/ou reconhecidos. Ao nível da oferta cultural, o Cine-Teatro de Estarreja já foi capaz de se inscrever no circuito cultural regional e nacional, conquistando uma carga simbólica de prestígio e reconhecimento no sistema.

Partir da localidade é um imperativo, mas fechar-se na localidade é redutor. Impõe-se um permanente olhar sobre o mundo, e prova desse desiderato são as crescentes parcerias e co-produções com diversos agentes e produtores culturais e mesmo outros teatros do país. Neste âmbito, cite-se, como exemplos neste último trimestre do ano, as parcerias com o Theatro Circo de Braga, para a extensão do Burla – Festival do Burlesco, e com a D’Orfeu, para o ciclo de concertos OuTonalidades no Bar CTE e a extensão do Festival O Gesto Orelhudo.

A oferta cultural desta casa tem vindo a tornar-se cada vez mais eclética e diferenciada, capaz de, na sua diversidade e complementaridade, chegar a mais e melhores públicos, sempre com um elevado padrão de qualidade, sua marca identitária.

No último trimestre de 2008, o Cine-Teatro de Estarreja apresenta um conjunto de propostas de programação equilibrado entre as mais diversas artes de palco. Será possível assistir aos mais diversos tipos de espectáculos:

- Dança, com música ao vivo a acompanhar Chama-me Fado, pela Cia de Dança Contemporânea de Sintra (4 Out.), e Googueés – Dança e Música para Bebés, pela Dançarte (5 Out., 15h e 16h);

 - Concerto com bailarinos em palco de Tango Argentino, pela Orquestra Tango Quattro e Bailarinos Julio Luque e Veronique Guide (25 Out.);

- Novo-Circo e Burlesco c/ música ao vivo Gadgets, do Australiano Joel Salom (11 Out.), e Circus Contraption (EUA) com The Show to end All Shows (15 Nov.);

- Dança contemporânea brasileira Solução para Todos os Problemas do Mundo (1 Nov.);

- Teatro para a infância/ família Andar nas Nuvens, pelo Trigo Limpo Teatro Acert (2 Nov., 16h00 para público geral e 3 Nov., 10h00 para escolas);

- Duas mãos cheias de espectáculos musicais, que decorrem quer no Bar CTE, onde se acolherão sete grupos do programa OuTonalidades’08, exploradores dos mais diversos estilos musicais (1Nov. a 12 Dez.); quer no Auditório, onde actuarão os franceses Antiquarks (8 Nov.) com o seu ‘World Progressivo e Electro’, e se realizará o EstarreJazz’08 com Sexteto de Laurent Filipe (21 Nov.) e Mário Laginha Trio (22 Nov.).

- Diversos eventos organizados pelas Colectividades locais, tais como o Encerramento do XXXIV Aniversário do Clube Cultural e Desportivo de Veiros (27 Set.), a Comemoração dos 100 anos do Club Pardilhoense (18 Out.), a Banda Visconde de Salreu (16 Nov.), a Comemoração do 5.º Aniversário do Falecimento do Cónego Filipe de Figueiredo (29 Nov.) e a Comemoração do XXV Aniversário dos A Par D’Ilhós (13 Dez.).

- Musical com patinagem A Casinha de Chocolate (30 Nov., 16h00), um espectáculo para a infância e família.

- Comédia da Companhia Teatral do Chiado e a sua adaptação de A Bíblia: Toda a Palavra de Deus (d’uma assentada) (6 Dez.) de Adam Long, Reed Martin e Austin Tichenor (os mesmos de As Obras Completas de William Shakespeare).



A Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, que recentemente deu por terminada a digressão Ventos do Oriente, Ventos do Ocidente recheada de sucessos pelas grandes salas do nosso país, prepara-se para apresentar outro espectáculo cheio de magia, de alma lusitana e muito ritmo. Intitula-se Chama-me Fado, e após a apresentação no Palácio Nacional de Sintra no passado dia 6 de Setembro, vem ao Cine-Teatro de Estarreja no Sábado, 4 de Outubro, pelas 22h00.


Depois de Piquicos, Ninicos e midimi, a Dançarte associa-se à Ária da Música e traz-nos Googuées – Dança e Música para Bebés (Dom., 5 Out., 15h e 16h00), um espectáculo que oferece a dança e a música num contexto pensado ao pormenor, onde a luz, o som, o movimento, o cenário e a imagem se interligam e criam uma oferta única.

Gadgets, um espectáculo de Novo Circo e Música ao vivo, é um êxito retumbante por toda a Austrália e Nova Zelândia e chega agora a Portugal através do Festival O Gesto Orelhudo, organizado pela d’Orfeu, e ao qual o Cine-Teatro de Estarreja se associa para uma apresentação no Sábado, 11 de Outubro, às 22h00.

No Sábado, 25 de Outubro, às 22h00, o Tango Argentino é apresentado no Cine-Teatro de Estarreja, pela Orquestra Tango Quattro e Bailarinos Julio Luque e Veronique Guide, que nos oferecem a oportunidade para saborear um belíssimo espectáculo e viajar até à América Latina, nesta apresentação integrada numa curta tournée por terras lusitanas.

Com o apoio do Programa Rumos Itaú Cultural Dança, apresentar-se-á dança contemporânea brasileira no Cine-Teatro de Estarreja no Sábado, 1 de Novembro, às 22h00. Solução para todos os problemas do mundo é uma paródia bem-disposta ao consumismo que caracteriza o mundo moderno, e à constante procura da felicidade que cada um de nós leva a cabo. Antecedem o espectáculo a projecção de três curtos filmes de videodança vencedores do Rumos Dança Itaú Cultural – Videodança 2007.

A não perder este espectáculo brasileiro de dança, até porque no mesmo dia, para quem assistir à dança, será oferecida entrada no Bar CTE (às 23h00) para o primeiro concerto do OuTonalidades’08 neste espaço: Canções do Ceguinho, por César Prata. Histórias cantadas de faca e alguidar, à voz e guitarra. Um espectáculo a solo de César Prata, que recupera a tradição dos cantadores que iam de terra em terra cantar e contar histórias de uma violência tão real que parecia inventada.

No Domingo, 2 de Novembro, pelas 16h00, o Trigo Limpo Teatro Acert, apresenta o espectáculo de teatro para infância/ família Andar Nas Nuvens: Um novo espectáculo que surpreende crianças e adultos pela poética imaginativa da palavra e das situações fantásticas… Uma viagem ao país das nuvens com actores, marionetas, vídeo e música encantatória… Um trabalho teatral que permite extensões educativas na sala de aulas, pela inventiva com que a história é apresentada…

E na segunda-feira, 3 de Novembro, às 10h00, as turmas das escolas que pretenderem poderão assistir ao espectáculo numa sessão especial [espectáculo para maiores de 4 anos, requer marcação prévia pelo telefone 234811300].

No que diz respeito à restante programação de Novembro, cuja versão definitiva será brevemente apresentada, interessa desde já salientar a apresentação dos franceses Antiquarks (8 Nov., 22h) com o seu ‘World Progressivo e Electro’; o burlesco dos norte-americanos Circus Contraption (15 Nov., 22h) que se apresentam numa extensão do Burla – Festival do Burlesco do Theatro Circo de Braga; a realização do EstarreJazz 2008 com Sexteto de Laurent Filipe (21 Nov., 21h30) e Mário Laginha Trio (22Nov., 21h30); e o musical com patinagem A Casinha de Chocolate (30 Nov., 16h00), um espectáculo para a infância e família.


Em Dezembro, destaque para a comédia da Companhia Teatral do Chiado com a adaptação de A Bíblia: Toda a Palavra de Deus (d’uma assentada) (6 Dez., 22h) de Adam Long, Reed Martin e Austin Tichenor (os mesmos de As Obras Completas de William Shakespeare).

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

SÁB 04 OUT 22H00
DANÇA | MÚSICA
CHAMA-ME FADO
COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE SINTRA

DOM 05 OUT 15H00 | 16H00
DANÇA | MÚSICA
EVENTO INFÂNCIA / FAMÍLIA [1.º DOM. MÊS]
GOOGUÉS - DANÇA E MÚSICA PARA BEBÉS
DANÇARTE E ÁRIA DA MÚSICA

SÁB 11 OUT 22H00
NOVO CIRCO | MÚSICA
EXTENSÃO DO FESTIVAL O GESTO ORELHUDO (D’ORFEU)
GADGETS
JOEL SALOM, JIM DUNLOP E MARKO SIMEC C/ ERIK, THE DOG (AUSTRÁLIA)

SÁB 25 OUT 22H00
MÚSICA | DANÇA
TANGO ARGENTINO
ORQUESTRA TANGO QUATTRO E BAILARINOS

SÁB 01 NOV 22H00
DANÇA
SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS DO MUNDO
COUVE-FLOR - MINICOMUNIDADE ARTÍSTICA MUNDIAL (BRASIL)


DOM 02 NOV 16H00
SEG 03 NOV 10H00* 
TEATRO *SESSÃO PARA ESCOLAS | MARCAÇÕES PELO TEL. 234811300
EVENTO INFÂNCIA / FAMÍLIA [1.º DOM. MÊS]
ANDAR NAS NUVENS
TRIGO LIMPO TEATRO ACERT


NOV ~ DEZ | SEMPRE ÀS 23H00
OUTONALIDADES’08 NO BAR CTE

SÁB 01 NOV 23H00
TRADICIONAL
CANÇÕES DO CEGUINHO
CÉSAR PRATA

SEX 07 NOV 23H00
TRADICIONAL | FOLK | BAILE
PÉ NA TERRA

SEX 14 NOV 23H00
JAZZ
CARLOS LÓPEZ QUARTET (ESP.)

SÁB 22 NOV 23H00
JAZZ LATINO
SAMUEL QUINTO TRIO
LATIN JAZZ THRILL

SEX 28 NOV 23H00
BLUES
MOONDOGS BLUES PARTY (ESP.)

SEX 05 DEZ 23H00
SKA | FUSÃO
A TUNA RASTAFARI (ESP.)

SEX 12 DEZ 23H00
TRADICIONAL | WORLD
JOÃO GENTIL E LUÍS FORMIGA

 

CINEMA

No âmbito da programação de cinema, destaque para o alargamento da exibição dos filmes, com sessões (salvo alterações ao programa) às sextas-feiras às 21h30 e aos domingos às 16h00 e 21h30. Mantém-se a possibilidade de aquisição de um Passe Cinema, com a vantagem de permitir o acesso a 5 filmes, pelo preço de 4. O Passe não tem prazo de validade para ser usufruído na íntegra, e é sujeito à admissão de uma entrada por sessão.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA 
www.cineteatroestarreja.com

É possível consultar a programação actualizada do Cine-Teatro de Estarreja em www.cineteatroestarreja.com e todos os espectáculos anunciados já têm bilhetes à venda. As reservas podem ser efectuadas pelo telefone 234811300 e são válidas para levantamento na bilheteira durante uma semana após a data em que forem realizadas e só até uma hora antes do início previsto do evento.


BILHETEIRA | HORÁRIO

O horário da bilheteira é nas manhãs de segunda a sexta-feira das 9h às 13h, nas tardes de terça-feira a domingo das 15h às 19h (incluindo sábado à tarde), e na tarde de segunda-feira das 15h às 17h. À noite abre 1h30 antes dos espectáculos e 30 minutos antes dos filmes.