20 Seniores aprendem Defesa Pessoal

terça, 07 de outubro 2008

Inserido no Festival Sénior, teve início esta segunda-feira o CURSO SOBRE DEFESA PESSOAL E GESTÃO DO STRESS, no Pavilhão Municipal de Estarreja. Duas dezenas de seniores aderiram a esta acção que continua na quinta-feira à tarde.  

O instrutor da acção, César Hallak, do Clube de Defesa Pessoal Yoseikan, começou por fazer uma introdução teórica às artes marciais, mas a componente prática é bastante forte.

Demonstrando técnicas de defesa pessoal e ataque, foram simuladas “situações de assalto e de defesa própria”. O instrutor referiu que “estas pessoas devem sentir-se confiantes para estarem preparadas”, quando confrontadas com uma situação deste tipo. O grupo executou “movimentos básicos e simples de memorizar que lhes permite sair de uma situação menos favorável, fugir e pedir ajuda”.

António Rasteiro, de 69 anos, considera que “nos tempos perigosos que estamos a atravessar”, é necessário “saber qualquer coisa para me defender e fugir”, lembrando um ditado que ouvia quando era miúdo: “o mais forte é o que agarra os tamancos com a mão”.

Esta acção despertou o interesse dos órgãos de comunicação social nacionais. RTP, SIC e Jornal de Notícias acompanharam o primeiro dia de formação destes 20 participantes. As reportagens foram hoje exibidas pelas televisões nos jornais da hora de almoço e publicada na edição de hoje do JN.

Reportagem RTP
http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1098&idpod=17968&formato=wmv&pag=recentes&escolha=

Reportagem SIC
http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/

Reportagem JN
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Estarreja&Option=Interior&content_id=1023020

 

FESTIVAL PROSSEGUE COM ATELIÊS, DESPORTO, TEATRO E DANÇA

A oferta do Festival Sénior, organizado pela Câmara Municipal, é diversificada e proporciona um mês de actividades destinadas aos munícipes com mais de 55 anos de idade. Este ano, a Câmara aposta em ateliês que irão abranger um conjunto de áreas distintas: Moda e Etiqueta; Arte Floral; Cerâmica; Filmagem e Fotografia Digital; Xadrez; Yoga; Dança e Teatro. O primeiro realiza-se na sexta-feira, dia 10, às 14h30, no Cine-Teatro e será sobre Teatro.

Além dos ateliês existem ainda outras propostas motivadoras tais como as Manhãs e Tardes Desportivas, no Parque Municipal do Antuã ou no Pavilhão Municipal, dependendo das condições climatéricas. A primeira aula acontece esta quinta-feira, dia 9, às 9h30, com Ginástica. Oito dias depois haverá Meditação e Relaxamento à mesma hora.

No dia 11, às 15h, lança-se o desafio a avôs e netos para que juntos descubram a Orientação. Uma semana depois, as Danças Africanas prometem contagiar os participantes. 

A 19 de Outubro, o Cine-Teatro recebe o espectáculo de comédia “Saídos da Caixa”, com os actores Luis Aleluia e Guilherme Leite, com a entrada a um preço simbólico, 1,5 €, para os seniores. O programa inclui ainda visitas às Oficinas da CERCI de Estarreja nos dias 13 e 31.

Os interessados devem dirigir-se ao Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Estarreja [tel 234 840 600 | email emdesporto@cm-estarreja.pt]

Todo o programa http://www.cm-estarreja.pt/main/agenda.php?d=3&m=10&y=2008