A29 COM ACESSO AO ECO-PARQUE E NÓ EM SALREU

terça, 14 de outubro 2008

Antes da sessão, decorreu uma visita às obras da A29, entre Angeja e Estarreja. O sublanço da A29 entre Angeja e Estarreja integra a Concessão Costa de Prata, abrangendo os concelhos de Albergaria-a-Velha e Estarreja, numa extensão de cerca de 13 km.

Inclui ainda:

a) Construção da Variante Norte ao Eco-Parque Empresarial (ligação da EN109 à EM558);

b) Construção do Nó de Salreu, na antiga EN1-12, servindo também Albergaria-a-Velha.

A obra em curso deverá ficar concluída em Setembro de 2009. Este troço custará 58 milhões de euros.

“ACTO DE JUSTIÇA”, DIZ JOSÉ EDUARDO DE MATOS

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, interpreta o protocolo como um acto de justiça. “Com esta Nova Rede de Acessibilidades colmata-se à Murtosa e compensa-se Estarreja pela opção do Governo em 2000 de construir o IC1/A29 a nascente (paralela à A1)”. É assim garantido um “conjunto de vias estruturantes que nos aproximam mais da Murtosa, Albergaria e Ovar, e que incontornavelmente mudarão a face do Concelho de Estarreja, tocando fisicamente todas as sete Freguesias”.

O autarca não deixou de fazer referência aos “muitos e variados impactos negativos – humanos e materiais. É fácil perceber da nossa histórica resistência a esse traçado: um terço do território do Município é ZPE (Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro); o restante é atravessado pela Linha do Norte, por Gasodutos, por Linhas de Alta Tensão, pela A1, agora pela A29, amanhã querem que pelo TGV”.

José Eduardo de Matos entende que em detrimento da qualidade de vida da população “cada uma destas infra-estruturas foi (é) concebida a sua própria lógica egoísta, sem cuidar de que não é uma: é mais uma! Somos, por certo, um case study de (mau) planeamento estratégico. Portugal assume a aposta na ferrovia. Mas em Estarreja, a A1 está a ser alargada de 4 para 6 faixas. A A29 ficará pronta dentro de um ano. Passamos de 4 para 10 faixas de auto-estrada…”. Concluiu pedindo reflexão pois o “Povo não entende”.

O Secretário de Estado das Obras Públicas lembra o dossier conturbado que agora se dá por terminado. “O protocolo contempla um conjunto de intervenções muito significativas e melhorias nas condições das acessibilidades locais, abrindo um conjunto de possibilidades de desenvolvimento”, afirmou durante a sessão.

Do pacote de contrapartidas destacou o nó de Salreu da A29 e o concurso hoje lançado relativo à beneficiação da EN109-5 – Intermunicipal Estarreja – Murtosa. Relativamente ao troço da A29 entre Estarreja e Angeja Paulo Campos verificou in loco que “a obra está a avançar a bom ritmo”, sendo que em Setembro de 2009 estará pronta e finalmente toda a auto-estrada, cujo contrato de concessão foi assinado em 2000.

ESTARREJA MAIS PERTO DO MAR
LANÇAMENTO DA OBRA DE BENEFICIAÇÃO DA EN109-5

Foi ainda lançado o concurso relativo às obras de beneficiação da Intermunicipal Estarreja – Murtosa (Estrada Nacional 109-5), entre Veiros e a Ponte da Varela, com uma extensão de 9,3 km.

O empreendimento está estimado em 4,6 milhões de euros e incluirá uma ciclovia, permitindo o uso seguro da bicicleta até à Praia da Torreira.

A obra tem um prazo de execução de um ano, prevendo-se que esteja concluída no primeiro trimestre de 2010.