Club Pardilhoense, 100 anos de Cultura!

quarta, 22 de outubro 2008

O Club Pardilhoense, agraciado este ano com a Medalha de Mérito Municipal, comemorou o seu centenário no último sábado com um espectáculo no Cine-Teatro de Estarreja. Fundada em 1874, esta associação é o mais antigo organismo de Pardilhó. Esta data histórica para a colectividade e para a freguesia levou ao mesmo palco 5 grupos de referência da vila. Momentos de música e teatro intervalaram as actuações dos grupos.

A noite trouxe à tona o espírito do Club Pardilhoense, sinónimo de cultura, associativismo e corporativismo onde o convívio, a música, o teatro e as tradições marcam 100 anos de história. Foram anos de enchentes no salão da colectividade tanto em bailes como em peças de teatro. Local de convívio entre amigos, a colectividade foi também pioneiro no desporto Pardilhoense.

A principal sala de espectáculos do concelho começou por acolher a Banda Club Pardilhoense que este ano comemora 134 anos de existência. Os seus 50 elementos executaram diversos números musicais desde a clássica, passando pela religiosa e popular, sendo o seu repertório vasto e bastante apreciado pelo público.

A viagem prosseguiu com a música tradicional portuguesa do grupo "Ventos da Ria". As vestes tradicionais tomaram conta do palco com o Grupo Etnográfico Danças D'Aldeia.

O grupo “A Par D'Ilhós” apresentou o seu projecto "Ensemble", numa diferente abordagem à música tradicional portuguesa. A Orquestra Ligeira Pardilhó Jazz, que reúne cerca de 30 músicos, que também fazem parte da Banda Club Pardilhoense, apresentou um reportório renovado.

Durante o espectáculo o Grupo Cénico da Colectividade divertiu o público presente com pequenos actos teatrais musicados. O Club Pardilhoense agradeceu a boa afluência de público e em especial a todos os Pardilhoenses que se deslocaram a Estarreja para estarem presentes no espectáculo.

Website: http://clubpardilhoense.no.sapo.pt/