Município de Estarreja no Congresso de Inovação na construção Sustentável CINCOS 2008

quinta, 30 de outubro 2008


 
A Câmara Municipal de Estarreja, em conjunto com a empresa Ecoinside, apresentou uma comunicação no Congresso de Inovação na Construção Sustentável – Cincos’08, que se realizou na Cúria nos dias 23, 24 e 25 deste mês.
 
Este evento foi organizado pela Plataforma para a Construção Sustentável – Centro Habitat, entidade de que o Município de Estarreja é associado.
 
O Congresso desenvolveu 5 temas: Materiais e produtos para a construção sustentável; Tecnologias e sistemas de construção e reabilitação; Impacto e desempenho energético e ambiental; Utilização de recursos naturais; e Economia e gestão da construção sustentável.
 
Inserido no painel 3 sobre “Impacto e Desempenho Energético e Ambiental”, a comunicação do Município de Estarreja incidiu sobre o Estudo de Ecoeficiência do Novo Complexo de Piscinas de Estarreja.
 
 
O objectivo global do projecto foi o de permitir dar um primeiro passo com vista à melhoria do desempenho ao nível da ecoeficiência da nova piscina municipal de Estarreja. Assim, a partir daqui foi possível desde logo a total adaptação ao nível arquitectónico e dos projectos de especialidade às soluções mais ecoeficientes.
 
A prossecução determinada dos objectivos de ecoeficiência definidos e a manutenção de uma estreita parceria entre o Município, a ecoinside®, a equipa responsável pelo projecto e o consórcio construtor vencedor, estão a permitir à piscina municipal de Estarreja (já em fase de construção) ser um modelo no que respeita à aplicação e implementação prática dos mais modernos conceitos de ecoeficiência.
 
•        Redução consumo de energia – 47 %;
•        Redução das emissões CO2 – 30 %;
•        Redução do consumo de água – 50 %.
 
Através da realização deste estudo técnico-científico foi, assim, possível tornar o futuro Complexo de Piscinas Municipais de Estarreja uma referência de inovação e pioneirismo entre os complexos desportivos nacionais, no que respeita a sustentabilidade diminuindo ao máximo o impacte ambiental provocado, contribuindo para o equilíbrio ecológico do Planeta. Assim, anualmente serão consumidos menos 800 MWh em energia eléctrica, que se traduz numa redução de 47% face ao projecto inicial. Consequentemente, verificar-se-á uma redução da emissão de CO2 em 136 toneladas equivalentes, correspondente a 30%. Quanto ao consumo de água, este diminuirá 27 411 m3, equivalente a 50% do previsto inicialmente.
 
 
 
Apresentaram comunicações 38 entidades (Universidades, Centros de Investigação e empresas ou associações privadas), sendo que Estarreja foi o único Município a integrar o painel de comunicações.
 
 
Informações adicionais em
 
http://www.centrohabitat.net/cincos.htm