Beneficiação da antiga EN 1-12 Salreu /Albergaria

segunda, 10 de novembro 2008

Os utentes já circulam com mais segurança e conforto. A Câmara Municipal de Estarreja assinalou a conclusão da beneficiação da Intermunicipal Estarreja – Albergaria, que liga a freguesia de Salreu a Albergaria – a – Velha. A antiga Estrada Nacional foi beneficiada numa extensão de 6300 metros, divididos entre os dois Municípios. O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, e o presidente da Junta de Freguesia de Salreu, Joaquim Henriques, descerraram a placa inaugural.

A beneficiação era um velho anseio das populações que já em 1997, num abaixo-assinado, reivindicavam o arranjo da estrada. A requalificação da EN 1-12 veio reforçar a segurança rodoviária e contribuir para o conforto dos utentes. Estima-se que a via tenha um tráfego diário de 2500 viaturas. A intervenção envolveu um custo estimado de 2 milhões de euros, comparticipados em 50% pela EP – Estradas de Portugal.

Esta obra veio mudar a face de Salreu. Trata-se do eixo central da jovem Vila e introduz qualidade urbana, inserindo-se no objectivo da Câmara Municipal de beneficiar todos os Centros Cívicos das 7 Freguesias.

A empreitada incluiu a realização de trabalhos de terraplanagem, drenagem, pavimentação, obras acessórias e equipamentos de sinalização e segurança. A faixa de rodagem tem agora uma largura de 6,5 metros e passeios laterais com 1,5 m. A intervenção inclui a sinalização em toda a via e a semaforização junto à Escola das Laceiras.

A nova via atravessa a freguesia até ao concelho vizinho, sendo uma estrada estruturante para o seu desenvolvimento, com ramificações várias, entroncando aí a Rua Padre António Tavares (ligação à Senhora do Terço), que vai agora receber saneamento. Vai também suportar aí a rotunda de acesso ao futuro Nó de Salreu da A29, num investimento na casa dos 2 milhões de euros, noutra recente conquista para o progresso e qualidade de vida dos Salreenses.

O bom relacionamento institucional das autarquias foi factor essencial para a assinatura do protocolo celebrado com a EP – Estradas de Portugal que viabilizou a empreitada de requalificação da EN1-12. O protocolo de integração da via nas Redes Municipais e de Beneficiação da EN1-12 garantiu a comparticipação em 50% pela EP, sendo o restante suportado pelas autarquias.