LANÇAMENTO DA 2.ª EDIÇÃO DA REVISTA "TERRAS DE ANTUÃ"

Comemoração dos 489 anos da Atribuição do Foral de Antuã

sexta, 14 de novembro 2008

A Câmara Municipal de Estarreja lança amanhã a segunda edição da Revista “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”, pelas 17h30, no Edifício dos Paços do Concelho. A sessão assinala a comemoração dos 489 anos da atribuição do Foral de Antuã.

O presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos realça que, com esta edição, “se reforça a marca cultural de Município, o que tanto une, reúne e nos apraz”. Para o autarca, “o número 2 comprova a necessidade deste espaço e a convicção da nossa imensa riqueza por desbravar, além da qualidade desta edição de convictos “Missionários da História”, muitos como mero passatempo, o que se realça. Inovadores temas ou retomadas questões, bem-aventuradas estreias ou autores consagrados, correndo a pena por episódios próximos ou freguesias várias, factos desconhecidos ou imagens saudosas, mostrando a voragem do tempo e a vitalidade das raízes”.

De publicação anual, a revista é dirigida por Delfim Bismarck Ferreira (conservador da Casa – Museu Marieta Solheiro Madureira, Estarreja). A segunda edição volta a contar com a participação de “um leque de historiadores e investigadores que aqui dão à estampa alguns dos resultados dos seus mais recentes estudos”, adianta o editorial da revista.

O director da Terras de Antuã realça “a extrema utilidade de publicações como esta, bem como as diversas funções que desempenham: veículo de divulgação e de discussão da memória colectiva; local onde aqueles que se dedicam ao estudo da história possam editar os seus estudos; incentivo para que mais e melhores trabalhos de investigação possam surgir; meio de angariação de uma base iconográfica, impedindo assim o desaparecimento definitivo de um sem número de documentos gráficos e fotográficos”. Objectivos que servem de estímulo para a continuação do projecto.

Este ano a capa da revista é uma imagem do Bispo de Cochim (Índia), D. Frei José da Soledade, primeiro bispo da história do Município de Estarreja, ao qual é dedicado o primeiro artigo da revista, da autoria de António Augusto Silva.