Estarreja no Pólo de Competitividade da Petroquímica

quarta, 12 de novembro 2008

Esta quarta-feira decorre a sessão pública de lançamento do Programa Pólos de Competitividade, entre os quais o Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias de Refinação, Petroquímica e Química Industrial, no qual participa a Câmara Municipal de Estarreja. A sessão está marcada para as 15h30, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Além das empresas Air Liquide, CUF, DOW e Cires, o Município integra a Associação das Industrias da Petroquímica, Química e Refinação (AIPQR), que terá sede em Estarreja e a principal função de dinamizar o Pólo. Está em funções uma comissão instaladora da AIPQR, cuja primeira Assembleia-Geral decorrerá em Dezembro. A autorização da adesão de Estarreja foi aprovada, por unanimidade, na sessão extraordinária da Assembleia Municipal realizada esta semana.

A Câmara manifestou desde logo o seu interesse em participar neste projecto, dada a importância que a dinamização do Pólo terá para o futuro do concelho, a necessidade de que seja dado um enfoque particular ao desenvolvimento económico e ambientalmente sustentado de Estarreja, e tendo em conta a boa experiência de colaboração entre o poder autárquico e o tecido empresarial, traduzido, nomeadamente, no PACOPAR.

Com vista à dinamização do Pólo de Competitividade da Petroquímica, a AIPQR tem como fins essenciais a “densificação das relações entre as empresas do Pólo, a captação de novos investimentos nacionais e estrangeiros, em particular nas novas fases da cadeia de valor, do desenvolvimento do conhecimento nas áreas respectivas, da sustentabilidade ambiental e da crescente aceitação pelas comunidades locais”.

Ainda segundo os estatutos da AIPQR, “esta estrutura corresponde a um conjunto de empresas, centros de I&DT e Universidades em clusters das indústrias da refinação, petroquímica e química industrial que funcionem de forma integrada ao longo da cadeia de valor, visando a obtenção de dimensão significativa entre pólos similares na Europa Ocidental”.