III SEMANA DA CULTURA CIENTÍFICA

sexta, 21 de novembro 2008

A Câmara Municipal promove a Semana da Cultura Científica com actividades destinadas às escolas.

OBJECTIVOS

. Promover o gosto pela Ciência;
. Tornar a Ciência mais próxima, apelativa e compreensível para os mais jovens;
. Divulgar descobertas científicas;
. Reconhecer a importância da actividade científica na qualidade de vida do Homem.

24 Novembro COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA
Actividades nas Escolas dos 2º e 3º Ciclos e Escola Secundária de Estarreja

24 Novembro a 12 Dezembro “ESCOLA NINHO DE CIÊNCIA”
ACTIVIDADE “AR E ESPAÇO”, com o astrónomo José Matos [Através de temáticas novas do conhecimento sobre o Mundo que nos rodeia, levar à descoberta da conquista do ar (compreender o que é voar, andar de avião…) e à conquista do espaço (como lá chegar, turismo espacial…)]
Público-alvo: alunos do 1º Ciclo das Escolas do Concelho

26 Novembro
10h30 “DARWIN EM 5 MINUTOS”

Apresentação no Cine-Teatro de Estarreja, com Helena Rodrigues e Miguel Cardoso.
[antecipando a comemoração do 200º Aniversário do seu nascimento, a assinalar em Fevereiro de 2009]

10h40 DEBATE “A CIÊNCIA NA REGIÃO DE AVEIRO”, com José Rebelo (Dep. Biologia, UA), Paulo Claro (Dep. Química, UA) António Veríssimo (Universidade de Coimbra).
Moderação: Paulo Trincão (Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro) e João Alegria (vereador da Câmara Municipal de Estarreja)

Público-alvo: alunos do Ensino Secundário dos Cursos de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária.

27 Novembro ATELIER “EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS”
Biblioteca Municipal de Estarreja, das 14h às 17h
Público-alvo: dos 7 aos 15 anos