Casa Museu Egas Moniz em obras

sexta, 21 de novembro 2008

Foi assinado o auto de consignação da requalificação da Casa Museu Egas Moniz. As obras têm um prazo de execução de 150 dias. A principal unidade museológica do concelho reabrirá as portas em Julho, altura em que se comemora o 41º Aniversário da Casa Museu. O investimento municipal ultrapassará os 200 mil €.

A Câmara Municipal e a empresa Antero Santos e Santos – Construção Civil e Obras Públicas formalizaram a entrega da empreitada, após a retirada de todo o valioso mobiliário e peças expostas, uma operação realizada pela autarquia. Encerrado ao público desde o dia 29 de Setembro, o edifício está agora em condições para se avançar com a beneficiação.

Após a assinatura, foi feita uma visita ao imóvel, agora vazio, que apresenta uma forte degradação, nomeadamente ao nível  do isolamento de janelas e portas. Nunca antes efectuadas, as obras de conservação irão resolver esses problemas.

A recuperação prevê os seguintes trabalhos: pintura exterior; substituição das caixilharias exteriores – portas e janelas; recuperação e restauro das cantarias existentes; substituição dos pisos interiores em madeira e que se encontram degradados; substituição de algerozes e reparação da cobertura.

Esta obra de  dignificação da única Casa Museu de Prémio Nobel em Portugal, referência maior do Município e incontornável na Região e em Portugal, concluirá com a iluminação externa do edifício.

Durante este período não serão efectuadas visitas à Casa Museu. O Centro de Documentação continuará a funcionar dentro da normalidade.

Nota histórica: Em 14 de Julho de 1968, a Casa Museu Egas Moniz tornava-se uma realidade. Tornada Museu por vontade do investigador científico, para a salvar da ruína, mandou-a reconstruir em 1915, segundo um projecto do Arquitecto Ernesto Korrodi, sob direcção do Padre António Maria de Pinho tendo sido encarregue da decoração Álvaro Miranda da Granja. Egas Moniz ampliou-a, enriqueceu-a, dando-lhe a feição que hoje apresenta e uma semelhança com as antigas casas solarengas do século XVIII.

» Descubra mais sobre a Casa Museu de Avanca e sobre Egas Moniz no sítio http://museuegasmoniz.cm-estarreja.pt/