Câmara e SUMA lançam novo Plano Estratégico de Educação e Sensibilização Ambiental

quinta, 27 de novembro 2008

O Município e a empresa SUMA apostam na educação e sensibilização ambiental. O Plano Estratégico de Intervenção de Educação e Sensibilização Ambiental para 2008/09 insere-se no contrato de prestação de serviços estabelecido entre as duas entidades, referente à recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados, e que vigora desde Fevereiro de 2008. O plano foi apresentado esta tarde nos Paços do Concelho e prevê a realização de 4 campanhas.

Preocupações relacionadas com a necessidade de redução dos resíduos produzidos e com a valorização por reciclagem determinam os aspectos fundamentais do plano, tendo em vista a alteração dos comportamentos, a maturação cívica das populações e a consciencialização para a partilha de responsabilidades.

As crianças, verdadeiros agentes de mobilização comportamental, constituem o alvo privilegiado de actuação, recebendo as campanhas “Dividir para Reinar” e “Bartolomeu, o Eco-Mosqueteiro”, acções que visam ensinar e consolidar comportamentos essenciais para a protecção do ambiente. Estarão nas escolas do 1º ciclo entre 26 a 29 de Maio de 2009.

Mais direccionada para a população adulta surge a campanha “Tires os Quilos”, sobre redução de resíduos indiferenciados, que estará nas superfícies comerciais também em Maio, entre 26 a 29.

O Plano de Estarreja conta ainda com a intervenção da mais recente Unidade Móvel de Sensibilização da SUMA, o Cidadómetro. Este é um espaço interactivo de pequenas dimensões destinado às famílias e que visa a aprendizagem e o treino das competências para a Cidadania. Incide sobre as temáticas da redução, reutilização, reciclagem, cidadania activa e limpeza urbana.

Durante a sessão, a SUMA entregou ao vice-presidente da edilidade, Abílio Silveira, as mensagens de eco-cidadania deixadas num papiro pelas crianças que visitaram a Lixoteca Itinerante, um projecto único em Portugal que passou pelas escolas do concelho abrangendo cerca de 800 alunos do 1º ciclo. O autarca leu atentamente as recomendações dos alunos e considera que “as acções junto das escolas e da população em geral têm surtido efeito”. A parceria estabelecida tem sido “profícua o que é visível na efectiva e eficaz recolha dos resíduos sólidos urbanos” mas não só. A “componente pedagógica que tem sido desenvolvida junto da comunidade escolar vai trazer frutos”, assevera Abílio Silveira.

A acção municipal estende-se a outras medidas: a criação do Eco-Centro, campanhas de sensibilização ambiental junto das escolas asseguradas pelo Sector de Educação Ambiental da Câmara e aquisição de mais equipamentos de recolha selectiva, de equipamentos de recolha indiferenciadas e de equipamentos de limpeza mecânica. Abílio Silveira afirmou que o slogan “Vamos limpar Estarreja”, lançado em 2002, foi alcançado e hoje coloca-se a missão “Vamos manter Estarreja limpa!”. “Uma característica que surpreende quem nos visita é que Estarreja é uma cidade limpa”, disse.