Câmara cede Edifício da Escola do Roxico

Projecto social vai dinamizar antiga escola

quarta, 03 de dezembro 2008

A Câmara Municipal de Estarreja cede à Associação Cultural e Recreativa do Roxico, a título provisório e gratuito, o edifício e espaço envolvente da desactivada Escola do Roxico, onde a colectividade vai implementar um projecto de intervenção social. O centro de apoio a idosos vai colmatar uma carência existente em Fermelã.

O protocolo de cedência das instalações foi assinado esta manhã pela Câmara Municipal e pela colectividade. Após ter assinado o documento, o presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, felicitou a associação por ser um “exemplo de participação cívica e de cidadania”. A colectividade “tem uma nova responsabilidade e uma nova dimensão, a social”, que vai colmatar uma necessidade existente na freguesia.

O Jardim-de-infância do Roxico foi suspenso este ano da sua função lectiva, depois do mesmo ter acontecido no ano anterior com a Escola Básica do 1.º Ciclo, libertando-se assim o edifício das suas funções. Tal como se procedeu com as Escolas do Barreiro de Além e de Água Levada, a Câmara opta por disponibilizar os espaços dando-lhes uma nova vida e colocando-os ao serviço da população. Entende que os antigos espaços escolares devem servir, prioritariamente, de sede às colectividades locais.

A Associação Cultural e Recreativa do Roxico, que nos últimos dois anos lectivos colaborou com a autarquia no fornecimento de refeições às crianças desse ex-estabelecimento de ensino, assume o desafio de implementar um projecto social criando um centro de convívio para idosos e de ocupação de tempos livres. Este Projecto Solidariedade visa o acompanhamento da população idosa da freguesia de Fermelã, respondendo assim a uma das carências sentidas nesta localidade. Prevê ainda a ocupação de tempos livres para crianças e jovens nos períodos das férias escolares.

Promover o envelhecimento activo e digno e a promoção global do utente, valorizar a riqueza espiritual e humana desta população e aproveitar a sua vivência e experiência são objectivos que norteiam o projecto. A colectividade vai procurar “satisfazer as necessidades das pessoas do lugar do Roxico e da freguesia”, referiu Aurora Silva, elemento da Direcção da associação. “Detectamos situações em que é necessário tirar as pessoas de casa para não ficarem isoladas no seu mundo”, explicou. Serão desenvolvidas várias acções: actividades ocupacionais, artes manuais e decorativas, expressão musical, expressão corporal, convívios, passeios, apoio psicossocial, apoio nos cuidados de saúde e alimentação, entre outras.

A colectividade garantirá a manutenção, limpeza e o asseio dos espaços em causa. Após a avaliação de eventuais candidaturas terceiras, poderá ter de partilhar o espaço com outras colectividades da Freguesia, caso o Município delibere nesse sentido.

Atribuição de subsídio para obras de beneficiação

Considerando que o edifício necessita de algumas obras de beneficiação e de adaptação, de forma a ajustar-se à função com que vai ser utilizado, garantindo condições de segurança e acessibilidades aos diferentes utentes, a Câmara Municipal deliberou atribuir um subsidio de capital no valor de 20 000 € à Associação do Roxico para a realização de obras.

A intervenção já em curso inclui o seguinte: execução de rampa exterior em betão, limpeza das paredes e tectos e reparação de fissuras, pintura do interior e exterior do edifício, construção de duas rampas no interior do edifício e fornecimento e aplicação de corrimões.