Recta final do OUTONALIDADES 2008

Esta noite actuam os espanhóis Tuna Rastafari

sexta, 05 de dezembro 2008

O OuTonalidades, circuito português de música ao vivo, reserva mais dois concertos no Espaço Bar do Cine-Teatro de Estarreja. Esta noite 10 jovens músicos espanhóis da Tuna Rastafari actuam, a partir das 23h, prometendo animar com sons imaginativos combinados com humor, compenetração e muita surpresa à mistura.

Fruto de uma parceria com a D’Orfeu Associação Cultural, ao longo de 7 semanas, até dia 12 de Dezembro, Estarreja acolhe sete grupos, portugueses e galegos, do programa OuTonalidades’08 – 12ª edição, exploradores dos mais diversos estilos musicais, num cartaz eclético, com géneros que vão do jazz ao tradicional, do rock ao fado, do ska aos blues, do experimental às músicas do mundo.

A festa e a diversidade são marcas distintivas das programações do OuTonalidades, evento rotativo de música ao vivo que começou por ser, há doze anos, um pequeno circuito local de bares em Águeda, cidade que continua a ser epicentro do circuito agora luso-galaico.


SEX 05 DEZ 23H00
SKA | FUSÃO
A TUNA RASTAFARI (ESP.)

SEX 12 DEZ 23H00
TRADICIONAL | WORLD
JOÃO GENTIL E LUÍS FORMIGA

 

SEX 05 DEZ 23H00
MÚSICA | BAR CTE 1,50€
SKA | FUSÃO | M/3
OUTONALIDADES’ 08
A TUNA RASTAFARI (ESP.)

[myspace] www.myspace.com/atunarastafari
[fotolog] www.fotolog.com/LA_TUNARASTAFARI
[youtube]
http://es.youtube.com/watch?v=fkPQsMo-SfM
http://es.youtube.com/watch?v=2bYIb-xbqN8&feature=related
http://es.youtube.com/watch?v=FrUfrbtf4yI&feature=related
http://es.youtube.com/watch?v=CdvR9whww18&feature=related
Saxofone: Iria Fandiño Santos                      
Trombone: María del Carmen Gómez Jorge   
Bateria: Fernando Fernandez Diaz            
Voz e Guitarra: Daniel Ruiz Martínez (Cunani) e Alejandro Novas Valladares
Trompete: Luis Paz Escribano                     
Baixo: Marcos Bernárdez Sotelo            
Guitarra: Alejandro Lorenzo Díaz
Saxofone tenor: Gustavo S. Fernandez Cancelas   


Dez jovens músicos que produzem, desenham e improvisam. Uma banda que tem por missão animar todos os palcos por onde passa. Sons imaginativos combinados com humor, compenetração e muita surpresa à mistura.

A Tuna Rastafari surgiu em Morraço (Galiza) em 2005 tendo por base músicos de outras bandas locais, que tinham em comum o gosto pela música. O seu repertório de imaginativas letras e música promete pôr todo o público a dançar. Uma descarga de energia em palco com um pelotão de músicos que faz vibrar, saltar e cantar quem estiver por perto. Directamente da Galiza atlântica, A Tuna Rastafari vem fechar, da melhor forma, a porta ao contingente galego que aportou ao OuTonalidades’08 no Bar CTE.

 

SEX 12 DEZ 23H00
MÚSICA | BAR CTE 1,50€ | ENTRADA LIVRE PARA ESPECTADORES DA SESSÃO DE CINEMA [DESTRUIR DEPOIS DE LER]
TRADICIONAL | WORLD | M/3
OUTONALIDADES’ 08
JOÃO GENTIL E LUÍS FORMIGA

[site oficial] www.joaogentil.com
[palco principal] http://palcoprincipal.clix.pt/joaogentil_e_luisformiga 
[myspace] www.myspace.com/jgentil
[youtube] www.youtube.com/joaogentil1
Acordeão digital, acordeão acústico, bandoneon cromático: João Gentil
Bateria, percussões, cajón e samplers: Luís Formiga


O acordeão é um instrumento que se encontra e se toca em qualquer latitude e cuja difusão envolveu a cultura do mundo inteiro. Qual será a razão do sucesso deste instrumento? Possivelmente devido à sua densidade, versatilidade, maneabilidade, brilhantismo fónico e uma misteriosa interpretação ilimitada.

Para quem como o João Gentil o toca, sente-o como um terceiro pulmão. Gosta de assumir o acordeão numa osmose contínua, como se este fizesse parte do seu próprio corpo, da sua respiração, do seu coração, conseguindo facilmente apaixonar e encantar o seu público com as interpretações enriquecidas pelos seus improvisos.

Para João Gentil: “O que apaixona quem toca acordeão é ter que dominar o instrumento com o corpo, aplicar as nossas forças nele, apoiá-lo no peito, segurá-lo com o queixo e com os joelhos, envolvê-lo com os braços, vigiando-o com os olhos, ouvidos e senti-lo com o coração.”

Este projecto - um acordeão e uma bateria - resulta num espectáculo dinâmico, pleno de criatividade e improviso. João Gentil, juntamente com o baterista Luís Formiga, ensinam que a música não conhece línguas, fronteiras, diferenças... possuem a qualidade que só alguns músicos possuem: são capazes de transmitir a sua paixão pelo que fazem, pelo que gostam, pelo que amam.

Um concerto versátil que contém desde standards jazz, ao tango de Piazzolla, tango jazz, bossa, jazz musette; com influências de Astor Piazzolla, Richard Galliano, Renzo Ruggieri, Ludovic Beier, Yann Tiersen, entre outros.

“O acordeão nas mãos de João Gentil é um bilhete de avião com destino às músicas de todo o mundo: a Musette, a Polka, o Tango, a Bossa Nova e ainda o Jazz! Astor Piazzolla, Richard Galliano e Tom Jobim são cicerones do virtuosismo de João Gentil” (Associação Cultural d' Orfeu – Águeda)