Espaço Internet Sénior: mais de cem aderentes

quarta, 14 de janeiro 2009

114 Seniores já frequentaram o Espaço Internet (EI) Sénior, tendo-se alcançado 94 certificações do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O projecto destinado à população com mais de 55 anos foi criado em 2006 e tem sido uma agradável surpresa pela adesão registada e pela motivação dos formandos. Funciona como uma excelente ocupação dos tempos livres, permitindo ao mesmo tempo a aquisição de competências fundamentais na compreensão e utilização das novas tecnologias.

Durante o ano de 2008, realizaram-se, no Espaço Internet Municipal de Estarreja, 4 acções de formação, que envolveram um total de 36 formandos, com uma média de idades de 65 anos. O aluno mais velho tinha 79 anos e o mais novo 52.

O projecto Espaço Internet Sénior surgiu na sequência da aquisição, por parte da Câmara Municipal, de computadores para os Lares e Centros de Dia e posterior formação em Tecnologias da Informação e Comunicação no EI de Estarreja, preenchendo uma lacuna existente, a falta de formação em TIC dirigida a esta faixa etária. Para 2009 estão previstas novas acções.

A aquisição de competências que visam a utilização das novas tecnologias constitui um importante factor de inclusão social que importa potenciar junto de todos os munícipes e, em particular, dos mais idosos. Esta iniciativa visa promover o acesso às novas tecnologias como forma alternativa e inovadora de ocupação dos tempos livres. A formação ministrada visou sobretudo tornar acessível a utilização dos computadores, o uso do processador de texto, a navegação na Internet e o uso do correio electrónico.