Câmara lança livro e inaugura pista de atletismo

4º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade

sexta, 30 de janeiro 2009

As comemorações do 4º aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade terminam este fim-de-semana. O lançamento do Livro “Estarreja – Cidade Município”, a inauguração da Pista de Atletismo no Parque Municipal do Antuã, que receberá o nome do treinador estarrejense Elói Almeida, e o Concerto da Banda da Armada, no Cine-Teatro, são os momentos finais do programa dedicado à efeméride e que decorreu ao longo do mês de Janeiro.

SÁBADO, 31 JANEIRO | 16H30 LANÇAMENTO DO LIVRO “ESTARREJA – CIDADE MUNICÍPIO” | ACTUAÇÃO DO GRUPO “A PAR D’ILHÓS ENSEMBLE” | PAÇOS DO CONCELHO

Abrangendo uma parte da Ria de Aveiro e localizado muito próximo do Oceano Atlântico, o concelho de Estarreja concilia trilhos ou percursos pedestres, parques, património natural, arquitectónico, cultural e gastronómico, com indústria e tecnologia. Com uma actividade cultural intensa, o concelho do Prémio Nobel da Medicina, Egas Moniz, é hoje um dos mais desenvolvidos do centro de Portugal.

Autores: Abílio Silveira, Álvaro Garrido, Delfim Bismarck Ferreira, Edgard Panão, João Carlos Alegria, Joaquim Lagoeiro, José Eduardo de Matos, José Bento, Manuel Matos, Miguel Valente, Rosa Maria Rodrigues, Sérgio Paulo Silva.

Coordenadores: Delfim Bismarck Ferreira e Rosa Maria Rodrigues

SÁBADO, 31 JANEIRO | 21H30 CONCERTO DA BANDA DA ARMADA | CINE-TEATRO DE ESTARREJA | ENTRADAS LIVRES

A mais antiga referência da música na Armada Portuguesa encontra-se no diário de Vasco da Gama "e eles começaram logo a tanger quatro ou cinco flautas. E o capitão-mor mandou tanger as trombetas". Ao longo dos tempos a Banda da Armada tem desenvolvido um trabalho de grande interesse público, tanto ao nível do cerimonial militar e do protocolo de Estado, como no âmbito cultural, onde tem realizado concertos por todo o território português e no estrangeiro.

Fazem parte dos seus quadros alguns dos melhores instrumentistas da actualidade portuguesa e ao longo da sua história têm pertencido, e continuam a despontar nas suas fileiras, vários compositores de reconhecido mérito.

DOMINGO, 1 FEVEREIRO | 11H00 INAUGURAÇÃO DA PISTA DE ATLETISMO "ELÓI ALMEIDA", NO PARQUE MUNICIPAL DO ANTUÃ

O centro da cidade recebe o 24º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja, no próximo domingo, a partir das 9h. O CRE – Centro Recreativo de Estarreja organiza a prova, com o apoio oficial da Câmara Municipal. A competição abrange os escalões infantis, iniciados, benjamins, juvenis, juniores, seniores e veteranos. Irão realizar-se 11 provas, entre as quais a Maratona dos 10 km e a Caminhada com uma distância de 5 mil metros destinada a todas as idades.

Inserido neste evento, a Câmara Municipal inaugura a nova Pista de Atletismo do Parque do Antuã que baptiza de "Elói Almeida", homenageando todos os que em Estarreja se dedicam à modalidade, como fonte inspiradora de futuros atletas e da prática saudável e generalizada de desporto por todos os estarrejenses.

Com esta distinção, evidencia-se a carreira do treinador face ao seu curriculum e às diversas actividades desenvolvidas na modalidade: Em 1972 obteve o curso de monitor de Atletismo. Tirou o curso de treinador de 3º grau em 1974, tendo depois participado em inúmeros estágios nacionais de meio fundo e fundo, bem como nas disciplinas de salto-comprimento e triplo salto.

Como treinador exerceu funções: no CDE – Clube Desportivo de Estarreja, entre a época 70/71 até 91/92, totalizando 11 anos ao serviço do clube; 2 épocas na Associação Cultural de Salreu (1978 a 1980); 2 épocas no Clube Juvenil da Escola Preparatória (1985 a 1987); 7 épocas no Sporting Club de Portugal e 2 no Boavista Futebol Clube. Foi ainda, durante muitos anos, monitor na Direcção Geral de Desportos e no Inatel.

Dos muitos atletas que treinou destacam-se os Campeões Nacionais: Glória Marques (10 vezes Campeã Nacional e 2 Campeã de Portugal; 7 vezes internacional; participou em 2 Taças da Europa); Bárbara Nunes (1 vez Campeã Nacional); e Cristina Morujão (27 vezes Campeã Nacional; 34 vezes Campeã de Portugal; internacional 50 vezes; participou em 6 Taças da Europa e 2 Campeonatos do Mundo).

A Lei nº 3/2005 de 26 de Janeiro fica na história do Município de Estarreja. A 26 de Janeiro de 2005 foi publicado no Diário da República a lei que elevava Estarreja a Cidade. O Artigo Único da Lei nº 3/2005 refere que “A Vila de Estarreja, no Município de Estarreja, é elevada à categoria de Cidade”. A lei foi aprovada pela Assembleia da República a 9 de Dezembro de 2004 tendo sido promulgada pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, a 7 de Janeiro de 2005.