Câmara e Nestlé ligam Fábrica de Avanca ao Colector Municipal

quarta, 04 de fevereiro 2009

Esta tarde, às 14h30, decorre a cerimónia pública de ligação dos efluentes da Fábrica de Avanca da Nestlé ao colector municipal. A sessão decorre naquela unidade industrial, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e do Director-Geral da Nestlé Portugal, António Reffóios.

Unidade fundada em 1923 e que marcou a entrada em Portugal do Grupo Nestlé, a Fábrica de Avanca conclui assim o seu processo de melhoria e requalificação do saneamento de efluentes, ficando ligada ao colector municipal.

Esta ligação insere-se na empreitada em curso de Saneamento na Freguesia de Avanca – 2ª fase e implicou a adaptação da rede doméstica para a recepção do efluente industrial proveniente da Nestlé. Essa melhoria implicou um investimento adicional por parte da Câmara Municipal, com a comparticipação da empresa. Esta empreitada que estará finalizada até Agosto deste ano abrange a parte sul da freguesia de Avanca nomeadamente os lugares de SubMoinho, Arcã, Porto Brejo, Areias de Além, Congosta, Arada e Roçomil. A 2ª fase de construção da rede de esgotos em Avanca implica um investimento municipal de 2 268 600 €.

O programa inicia-se às 14H30 com recepção aos convidados, seguindo-se os discursos de ocasião, para às 15H30 ser ligado o colector. Visita à unidade fabril e Porto de Honra encerram o evento.

A Fábrica de Avanca da Nestlé destina 50 por cento da sua produção para a exportação, tendo recebido nos últimos anos investimentos superiores a 25 milhões de euros.