Requalificação da Ribeira de Canelas em curso

Iniciaram – se as obras do Arranjo Paisagístico da Ribeira de Canelas, empreitada lançada pela Câmara Municipal e que tem um prazo de execução de 210 dias. A obra foi adjudicada à empresa Teotónio & Filhos, Lda, pelo valor de 73 500 €.

quinta, 19 de fevereiro 2009

Com a recuperação, pretende-se requalificar o popular Ribeiro de Canelas para uma utilização lúdico-turística ligada ao canal. Esta zona de canais e com um amplo espaço envolvente, que fica próxima da zona urbana da freguesia, encontra-se em adiantado estado de degradação, já que serve de vazadouro de terras e entulhos. No passado era um local agradável de atracamento de barcos que transportavam mercadorias, como por exemplo o sal, para posterior abastecimento das populações.

Com o tempo, a zona de acostagem foi-se degradando, bem como as condições de navegabilidade. Esta situação resultou do assoreamento a que os canais da Ria de Aveiro estão sujeitos, o que tem como consequência, um aumento das cotas do fundo, bem como, um aumento da quantidade de vegetação que invade estes canais e áreas adjacentes, comprometendo desta forma as condições de navegabilidade, principalmente na baixa-mar.

A Câmara Municipal pretende conferir a este local alguma da atractividade que já o caracterizou. A intervenção visa conferir a esta zona uma utilização e dinamização qualificada, em termos funcionais e paisagísticos, através das seguintes acções:

·         Arruamento

O arruamento de duplo sentido e com estacionamento é pavimentado em paralelo de granito. A pavimentação deste espaço começa num pequeno largo localizado no extremo Sul do canal e termina junto da ponte dos caminhos-de-ferro (a Poente). Este arruamento é ladeado a Norte por um patamar de uso pedonal que se desenvolve num plano inferior e a Sul por espaço verde e pequena linha de água tipo regueira. Pretende-se que as zonas de estacionamento sejam operacionais e complementares com as áreas a que dão apoio, sem que contudo, invadam esses mesmos espaços.

·         Patamar de uso pedonal

Localizado entre o arruamento e o canal existe um patamar (à cota do muro de contenção das margens deste) de uso pedonal, onde se localiza uma estrutura arbórea, reforçando desta maneira a presença do canal na paisagem. Neste espaço encontra-se também algum mobiliário urbano, nomeadamente papeleiras e bancos.

·         Criação de áreas de estacionamento

O estacionamento desenvolve-se ao longo da via terminando num espaço aberto para inversão de marcha dos veículos motorizados. Este é implantado a uma cota superior à do arruamento e é pontualmente dividido por uma estrutura arbórea.

·         Tratamento do espaço verde envolvente

No que concerne aos espaços verdes, propõe-se tratar/limpar os espaços envolventes à intervenção e plantar arborização conforme projecto específico.

·         Iluminação

Tendo em conta a sensibilidade do local, a iluminação será adaptada, permitindo manter toda a beleza do local.

PARQUE DO MERCADO

Completando a intervenção no Ribeiro, a Junta de Freguesia, com o apoio financeiro da Câmara Municipal, está a beneficiar o antigo Mercado, limpando e recuperando o espaço e a envolvente do chamado Esteiro Velho, criando condições para que esse seja um novo parque de lazer e merendas.

Colocado à entrada da zona lagunar, no entroncamento da Rua do Ribeiro com a Rua do Corgo, recentemente alargada e beneficiada pela Câmara Municipal, o Parque do Mercado servirá de sala de visitas para o eixo de ligação ao Ribeiro e aos campos, dando nova vida ao local e apelando à fruição do nosso património natural, que o Projecto BioRia integra, agora com novos percursos e razões de visita.

Integrando o objectivo global de Virar o Concelho de Estarreja para a Ria, com estas acções concertadas Canelas retoma assim mais a vivência dos campos do Baixo Vouga, valorizando o Ambiente e o Património Natural como factor chave de Qualidade de Vida e de Desenvolvimento.