GNR e Exército na Semana da Protecção Civil

sexta, 13 de março 2009

O contacto entre as entidades responsáveis pela protecção civil e a comunidade, sobretudo a escolar, é um ponto forte da Semana da Protecção Civil de Estarreja. Uma turma do pré-escolar assistiu à palestra sobre “Prevenção rodoviária e segurança em geral”, pela Guarda Nacional Republicana – Destacamento Territorial de Ovar, na Biblioteca Municipal. O cabo Pedro Santos, Chefe da Equipa da Escola Segura do Destacamento Territorial de Ovar que abrange Ovar, Estarreja e Murtosa, explicou que nestas idades procura-se, por exemplo, “incutir o uso da cadeira de segurança e do cinto de segurança, não por medo à polícia, mas para evitar um mal maior em caso de acidente”.

O agente considera “útil para as crianças aprenderem os princípios da Protecção Civil” sendo necessário “incentivá-los desde cedo a cumprir as regras básicas de segurança para quando chegarem a adultos conseguem cumprir melhor”. Além do mais as crianças transmitem estes conhecimentos em casa. Noutra acção, decorreu o Atelier da Protecção Civil, pela Guarda Nacional Republicana, na Casa da Cultura, onde os visitantes contactaram com os agentes.

A Semana da Protecção Civil pretende sensibilizar cada cidadão para a uma participação activa nesta matéria.

A Torre Multiactividades e Autocaravana do Exército, pelo Centro de Recrutamento do Porto do Exército, instaladas no Parque Municipal do Antuã, tem suscitado a curiosidade dos alunos nomeadamente pelas actividades de slide e rappel. Não obstante, os estudantes mais velhos, nomeadamente do ensino secundário têm procurado saber as condições de admissão e os incentivos do Exército. A campanha do Centro de Recrutamento neste evento da Câmara Municipal tem como principal objectivo a divulgação do Exército captação de novos elementos.

Na quarta-feira, Autoridade Nacional de Protecção Civil – CDOS Aveiro deu uma palestra sobre “A Protecção Civil e as Técnicas de Comunicação”, na Biblioteca Municipal, e decorreu o Atelier da Protecção Civil, desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Estarreja.

Hoje, a fechar o evento, durante a manhã há uma palestra sobre o papel do PACOPAR no âmbito da Protecção Civil, na Biblioteca Municipal, e mantêm-se a Torre Multiactividades e Autocaravana do Exército, Parque Municipal do Antuã, entre as 9h30 e as 12h30.

O entusiasmo dos alunos e dos elementos do Clube de Protecção Civil de Estarreja é visível no blog da Escola Secundária: http://omeuclubefavorito.wordpress.com/.