Construção de Ninhos nas Escolas

segunda, 16 de março 2009

Tem hoje início na Escola Básica Integrada (EBI) de Pardilhó um Atelier de Construção de Ninhos e Comedouros, envolvendo um total de 255 crianças, que tem como objectivo imediato a construção e colocação de caixas ninho e comedouros nos jardins das Escolas e também no centro da Cidade de Estarreja.

As acções de construção de ninhos e sensibilização ambiental decorrem nas próprias escolas até quinta-feira, dia 19. Reutilizando embalagens usadas, as crianças vão transformá-las em alimentadores.

Como na maioria dos jardins não existem árvores antigas, com cavidades naturais, que permitam a construção de ninhos de espécies como os Chapins ou os Pica-paus, a colocação de caixas-ninho simula essas cavidades naturais e permite a reprodução de espécies que controlam pragas de insectos e têm actividades fáceis de detectar e apreciar pelos visitantes dos jardins.

Os jardins dão um importante contributo para a sobrevivência de algumas espécies ou podem servir de área temporária de abrigo e alimentação. Além do seu papel na protecção do ambiente, os jardins têm uma potencial vocação para a educação e sensibilização ambiental do grande público.

Participam nesta actividade desenvolvida pelo Sector de Educação Ambiental da Câmara Municipal, as escolas de Santo Amaro (Beduído), das Laceiras (Salreu) e a EBI de Pardilhó, de acordo com o calendário seguinte:

16 Março13h15E. B. Pardilhó5º Ano
17 Março09h15Santo Amaro3º e 4º Anos