Espaço Ciência: Início com a palestra "Penso!.. Logo controlo"

60º Aniv. do Prémio Nobel da Medicina de Egas Moniz

quarta, 18 de março 2009

A Câmara Municipal de Estarreja e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro promovem o Espaço Ciência, ciclo de palestras que terá lugar entre Março e Setembro, abrindo um espaço de conversa sobre questões de ciência e tecnologia. A iniciativa está inserida nas comemorações dos 60 anos do Prémio Nobel da Medicina atribuído em Outubro de 1949 ao professor, médico e investigador Egas Moniz.

O Espaço Ciência vai decorrer todas as terceiras quartas-feiras de cada mês, às 21h30, em Estarreja, com início a 18 de Março, na Biblioteca Municipal, com a palestra “Penso!... Logo controlo”.

A investigação realizada dentro do laboratório com impacto na sociedade entra em espaço aberto ao público. Temas complexos expostos de forma acessível, possibilitam conversar com os investigadores e contribuir assim para a participação de todos na discussão sobre as áreas fortes do progresso da sociedade actual: a ciência e a tecnologia.


18 Mar. Penso!... Logo Controlo
João Paulo Cunha (IEETA, Universidade de Aveiro)
Biblioteca Municipal de Estarreja | 21h30
"Penso!… Logo controlo"

A actividade cerebral humana pode comunicar com sistemas informáticos, permitindo acções como abrir uma porta, ou outras próprias de uma casa inteligente. São as chamadas “Brain-Computer Interfaces”.

A actividade eléctrica do cérebro pode ser registada, por sensores, e tratada em suporte informático, de modo a traduzir-se numa acção: o treino destes desempenhos é possível e até tem um campeonato mundial. A Mente bola, uma valência da Fábrica CCVA, marcará a sua presença, permitindo a experiência.

João Paulo Cunha, Professor Associado do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática, da Universidade de Aveiro e investigador do IEETA, estará no Espaço Ciência, em Estarreja, para assegurar uma agradável conversa sobre esta temática inovadora e interessante de ciência e tecnologia, no âmbito das comemorações do 60º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Medicina ao Prof. Egas Moniz.

Contamos consigo, na Biblioteca Municipal de Estarreja!

 

Espaço Ciência
Mar > Out.'09
3ª quarta-feira do Mês > 21h30m

18 Mar. Penso!... Logo Controlo
João Paulo Cunha (IEETA, Universidade de Aveiro)
Biblioteca Municipal de Estarreja
21h30

15 Abr. A Química do Amor e o Amor da Química
Paulo R. Claro (Química, Universidade de Aveiro)
Pavilhão Municipal de Estarreja
21h30

20 Mai. As Legionelas
António Veríssimo (FCT Universidade de Coimbra)
Biblioteca Municipal de Estarreja
21h30

17 Jun. Mozart, Números e Simetrias
Carlota Simões (FCT, Universidade de Coimbra)
Biblioteca Municipal de Estarreja
21h30

15 Jul Petróleo: Prospecção e caso práticos em Portugal
Rui Alves Vieira (Mohave Oil Texas, EUA)
Casa Museu Egas Moniz
21h30

16 Set. Planetas de um Sistema Solar
Máximo Ferreira (CCV, Constância)
Casa Museu Egas Moniz
21h30