Espaço Ciência: Início com a palestra "Penso!.. Logo controlo"

60º Aniv. do Prémio Nobel da Medicina de Egas Moniz

quarta, 18 de março 2009

A Câmara Municipal de Estarreja e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro promovem o Espaço Ciência, ciclo de palestras que terá lugar entre Março e Setembro, abrindo um espaço de conversa sobre questões de ciência e tecnologia. A iniciativa está inserida nas comemorações dos 60 anos do Prémio Nobel da Medicina atribuído em Outubro de 1949 ao professor, médico e investigador Egas Moniz.

O Espaço Ciência vai decorrer todas as terceiras quartas-feiras de cada mês, às 21h30, em Estarreja, com início a 18 de Março, na Biblioteca Municipal, com a palestra “Penso!... Logo controlo”.

A investigação realizada dentro do laboratório com impacto na sociedade entra em espaço aberto ao público. Temas complexos expostos de forma acessível, possibilitam conversar com os investigadores e contribuir assim para a participação de todos na discussão sobre as áreas fortes do progresso da sociedade actual: a ciência e a tecnologia.

18 Mar. Penso!... Logo Controlo
João Paulo Cunha (IEETA, Universidade de Aveiro)
Biblioteca Municipal de Estarreja | 21h30
"Penso!… Logo controlo"

A actividade cerebral humana pode comunicar com sistemas informáticos, permitindo acções como abrir uma porta, ou outras próprias de uma casa inteligente. São as chamadas “Brain-Computer Interfaces”.

A actividade eléctrica do cérebro pode ser registada, por sensores, e tratada em suporte informático, de modo a traduzir-se numa acção: o treino destes desempenhos é possível e até tem um campeonato mundial. A Mente bola, uma valência da Fábrica CCVA, marcará a sua presença, permitindo a experiência.

João Paulo Cunha, Professor Associado do Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática, da Universidade de Aveiro e investigador do IEETA, estará no Espaço Ciência, em Estarreja, para assegurar uma agradável conversa sobre esta temática inovadora e interessante de ciência e tecnologia, no âmbito das comemorações do 60º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Medicina ao Prof. Egas Moniz.

Contamos consigo, na Biblioteca Municipal de Estarreja!

Espaço Ciência
Mar > Out.'09
3ª quarta-feira do Mês > 21h30m

18 Mar. Penso!... Logo Controlo