Espaço Internet Sénior: “Passo muitas horas na internet”

quinta, 26 de março 2009

17 formandos do "Espaço Internet Sénior" receberam os seus Diplomas de Competências Básicas em Tecnologias da Informação e Comunicação. Até agora, o projecto já mobilizou mais de uma centena de seniores que assim abrem a porta a um novo mundo, do qual não podem ficar afastados. A sessão de entrega dos diplomas decorreu nos Paços do Concelho, tendo sido presidida pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos.

O projecto "Espaço Internet Sénior", dirigido à população com mais de 55 anos, tem a preocupação de os aproximar às novas tecnologias, tornando acessível a utilização dos computadores, o uso do processador de texto e a navegação na Internet.

Maria do Céu Rainho, 63 anos, de Fermelã, ficou uma autêntica viciada na internet. “Passo muitas horas na internet. É como se fosse uma criança a brincar. Gosto de passar o tempo ali”, afirmou no final da sessão. Esta é uma forma de “ocupar as horas vagas” e “descobrir coisas que não existiam no meu tempo. É muito divertido”. Inscreveu-se na conhecida rede social Hi5 que utiliza para conhecer pessoas e fazer novas amizades. Mas este novo passatempo não é apenas diversão. Foi no sítio da Câmara Municipal de Estarreja que descobriu o Curso de Especialização Tecnológica que agora o seu filho, desempregado, frequenta. “Já me foi útil. Já valeu a pena tirar o curso de computadores”, acrescentou.

Um dos alunos mais aplicados desta turma tem 80 anos e é da freguesia de Salreu. Lino Pereira “tinha gosto de conhecer o computador e o que o computador nos oferece”. Em busca de “mais conhecimentos e contactos com outras pessoas” decidiu aproveitar a oportunidade e inscreveu-se na acção de formação. “Cada um faz o que pode. Dediquei-me e estou muito contente e satisfeito”, com o diploma que recebeu. Estes formandos receberam formação no Espaço Internet Municipal, de 10 de Novembro a 15 de Dezembro de 2008.

Esta é uma ocupação útil para as pessoas que se queiram valorizar e relacionar com as Novas Tecnologias que fazem parte do nosso dia-a-dia, afirmou José Eduardo de Matos, durante a sessão de entrega dos diplomas. Este “primeiro acesso mostra que este mundo, este tempo, também é vosso. Não se arredem destas questões das novas tecnologias, antes se liguem mais a elas porque é uma maneira de se ligarem mais ao mundo e de acompanharem os filhos ou netos”, disse o autarca dando o exemplo de “pessoas que conseguiram por esta via dar uma nova auto-estima à sua vida e também proporcionar novas oportunidades a outros”.

O público sénior “tem vindo a aumentar e temos que ter capacidade de procurar novas actividades e novas respostas e esta é uma delas”. Outras edições se realizarão.

A aquisição de competências, com vista à utilização das novas tecnologias da informação, constitui um importante factor de inclusão social que importa potenciar junto de todos os munícipes e, em particular, daquelas gerações.

O projecto teve início em 2006. Até ao momento participaram 114 pessoas, tendo sido associadas a este projecto 94 certificações do Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação e Comunicação.