“Cientista por um Dia”

quinta, 26 de março 2009

No âmbito do Programa de Educação Ambiental 2008/2009, a Câmara Municipal de Estarreja promove a actividade intitulada “Cientista por um Dia”, que irá decorrer no dia 27 de Março, sexta-feira, na Quinta do Marinheiro da Casa Museu Egas Moniz, das 14h15 às 16h15, com a presença de 44 alunos da EBI – Escola Básica Integrada de Pardilhó.

O objectivo desta actividade é sensibilizar os alunos para uma atitude activa e responsável na protecção do ambiente aliada à cultura. Em articulação com os programas do ensino básico, dinamizam-se aulas de experimentação na área das Ciências, com jogos de apreensão de conteúdos, trabalho de campo e actividades em laboratório para análise das amostras recolhidas.

A acção incluirá diversas actividades:
- Pesquisar tipos de raízes, caules, folhas, flores e frutos;
- Exemplificar árvores de folha caduca e de folha perene;
- Recolher amostras e realizar testes simples;
- Actividade de sementeira de plantas aromáticas e medicinais;
- Conhecer o conceito de plantas aromáticas e medicinais;
- Sensibilizar para a importância que estas espécies têm para o homem;
- Identificar algumas das espécies;
- Conhecer algumas utilizações;
- Observar animais do solo.