CAMPANHA DE RECOLHA DE TAMPINHAS

Objectivo: adquirir cadeiras de rodas para instituições de 3ª Idade

terça, 31 de março 2009

Está em curso mais uma Campanha de Recolha de Tampinhas, promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com entidades concelhias e com a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, SA., que, em troca das tampas, atribuirá um valor financeiro destinado a material técnico a doar a instituições concelhias.

Na primeira campanha, onde se conseguiram 5 toneladas de tampas de plástico, foram entregues duas cadeiras de rodas de verticalização eléctrica, no valor de 3 850€, a duas instituições do concelho: Associação Humanitária de Salreu e Associação Vida Nova – Lar de Idosos, de Pardilhó. Equipamento específico para apoiar a recuperação de pessoas vítimas de AVC, contribuindo para um maior conforto do idoso e minorando o esforço físico dos técnicos.

As instituições a contemplar nesta 2ª edição foram eleitas por sorteio: Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca, Associação da Quinta do Resende, Pardilhó, e Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.

Nesta nova acção, a CERCI de Estarreja também já deu o seu contributo. Os recipientes para a recolha das tampinhas têm a assinatura dos jovens utentes da instituição tendo sido por eles executados. Esses receptáculos já foram colocados nas sedes das juntas de freguesia e no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja, nos Paços do Concelho.

O sucesso da primeira edição originou manifestações de solidariedade de diversos pontos do país, seja de instituições ou de particulares. Uma cidadã da Guarda enviou 12,750 Kg de tampas para Estarreja. Da Golegã também chegaram 3 kg. Exemplos a seguir numa iniciativa que também pretende promover a educação para a cidadania, seja no campo da solidariedade social, como no da protecção ambiental.