Inauguração do Centro de Interpretação Ambiental do BioRia

sexta, 17 de abril 2009

A Câmara Municipal de Estarreja inaugura o novo Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, no dia 18 de Abril, pelas 15h00. Ao longo do dia, um conjunto de actividades, nomeadamente visitas tradicionais focadas em Birdwarching e visitas aquáticas no Esteiro de Salreu, convidam a população a participar no evento.

Ao final do dia, a Mesa Redonda que decorrerá pelas 21h00 na Biblioteca Municipal de Estarreja subordinada ao tema “Projectos Emblemáticos para a Sustentabilidade da Ria de Aveiro” contará com as presenças do Dr. Pedro Machado, Presidente da nova Região de Turismo do Centro, do Prof. Doutor Artur Rosa Pires, Pró-Reitor da Universidade de Aveiro, da Prof.ª Doutora Teresa Fidélis, Presidente da Administração Regional Hídrica do Centro e do Eng.º José Agostinho Ribau Esteves, presidente da Região de Aveiro - Comunidade Intermunicipal do Baixo Vouga, abordando uma temática de indiscutível actualidade e com recentes impactes protagonizados pela aplicação do Polis Ria de Aveiro.

O novo equipamento será um ponto de recepção dos visitantes do Percurso de Salreu e de formação ambiental, visando essencialmente a sensibilização do público para a importância do património natural.

Localizado junto ao Esteiro de Salreu, o equipamento é de enorme importância para a continuação da expansão e notoriedade do projecto BioRia, permitindo receber os visitantes com melhores condições, nomeadamente sanitárias, de aquisição de material informativo e de divulgação e de lazer.

Possui armazém para bicicletas que ficarão disponíveis para empréstimo, auditório para apresentação aos visitantes e para pequenos eventos, loja, informação e até condições de pernoita para investigadores que realizem trabalhos científicos na zona.

Junto ao Centro nascerá uma zona de lazer e repouso/relaxamento, complementando o Percurso de Salreu que para além da sua componente natural é frequentemente utilizado por praticantes de exercício físico.

PROGRAMA

9h30/11h30/15h30/17h00 Visitas tradicionais focadas em Birdwatching interpretadas por um monitor especializado em ornitologia a uma parte do Percurso de Salreu do BioRia

15h00 Inauguração do Centro de Interpretação Ambiental

15h15 Apresentação de imagens sobre a História do BioRia