Boa saúde financeira e aumento de investimento

quarta, 29 de abril 2009

Inserida no Relatório de Actividades e Prestação de Contas 2008, a mensagem do Presidente da Câmara Municipal, sublinha que "são evidentes os sinais positivos ou muito positivos deste longo Relatório de Gestão e de Prestação de Contas de 2008, convergindo para a boa saúde financeira do Município de Estarreja, resistindo com muito trabalho e poupança à crise que nos invadiu".

Lembra José Eduardo de Matos que "se do QREN nada foi candidatável/recebido em 2007, pois o Governo assim superiormente entendeu – sendo então nosso pilar as receitas do Eco-Parque – em 2008 já muito nos estribamos nas nossas aprovadas candidaturas aos fundos comunitários e nos contratos-programa anteriormente firmados. Semeamos bons projectos para colher reconhecimento e aprovação superior. Daí resulta que as Receitas de Capital aumentaram 15,82%, assim mais musculando o nosso esforço de investimento no Desenvolvimento e Qualidade de Vida dos Cidadãos de Estarreja".

Na leitura do autarca "alcançar uma taxa de execução de 69,90% é um facto relevante. Mais significativo se torna quando vemos a evolução sempre positiva da execução de despesa nos últimos anos: passamos de 54% em 2005 para 70% em 2008! E se levássemos em conta a Despesa Comprometida, passaríamos para uma execução de 84,85%! Essa nossa capacidade realizadora resulta clara no acréscimo de 12,41% de Despesas de Capital / Investimento".

Em termos globais, José Eduardo de Matos verifica que “as Contas de 2008 revelam um evidente equilíbrio orçamental – bem diferente do déficit do Estado – com uma poupança corrente executada superior a 1 milhão de euros. Os números comprovam: Somos um Município em Desenvolvimento!", conclui.

O Relatório de Gestão do Município volta a integrar um Relatório de Actividades apresentado pelos próprios serviços (Departamento/ Divisão/Secção/Sector ou unidade autónoma, que o presidente da Câmara considera um "importante contributo para a melhor gestão/avaliação/evolução da organização Câmara".