Prémio na Grécia para o filme “Living in the Trees”

Filmes de Avanca exibidos em vários países

terça, 19 de maio 2009

“Living in the Trees”, do realizador Vitor Lopes, produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, acaba de ser distinguida na Grécia com o “Mobile Award” no Festival Internacional de Curtas-metragens de Naoussa. Este prémio junta-se assim à recente distinção que este filme teve em Itália no “Cartoons on The Bay”, integrando os Prémios Pulcinella. “Living in the Trees” foi distinguido com o principal prémio para filmes produzidos com telemóveis ou com possibilidade de serem exibidos em telemóvel.

“Living in the Trees” é uma série de animação, constituída por pequenos filmes protagonizados por 2 pássaros empoleirados num ramo de uma árvore, que nos contam de forma corrosiva e sem palavras, situações políticas e sociais.

Vitor Lopes é um dos realizadores portugueses com mais distinções internacionais e é um dos três realizadores da primeira longa-metragem da animação portuguesa “Até ao tecto do mundo”, que está a ser caso de estudo nas conferências do “Kalamazoo Animation Festival International 2009” a decorrer no estado do Michigan nos EUA.

 

Entretanto, outros filmes produzidos pelo Cine-Clube de Avanca acabam de ser exibidos na competição oficial de festivais internacionais.

“O Acidente” de André Marques e Carlos Silva foi exibido em Sarajevo no Bridge Fest 2009, tendo André Marques sido convidado do festival. Este filme está em exibição nesta semana no "Short Film Festival" do festival de Cannes.

Também em Naoussa esteve em exibição a curta-metragem de animação “Ganância”, tendo o jovem realizador Cláudio Sá sido um dos convidados do evento.

A curta-metragem de animação "Cães Marinheiros" de Joana Toste, produção Filmógrafo, esteve também em exibição na selecção oficial do Festival Internacional de Cinema de Animação de Meknés, em Marrocos que decorreu na semana passada.

 

“ATÉ AO TECTO DO MUNDO” EXIBIDO NA GUINÉ, EUA E FRANÇA

Quintino Na Pana, o ciclista guineense que no dia 17 de Maio iniciou um percurso de mais de mil quilómetros por 4 países africanos apelando à paz, saindo de Bissau e procurando chegar à capital da Mauritânia no Dia da África, 25 de Maio, integrou a equipa que levou às crianças da Guiné-Bissau o filme português “Até ao Tecto do Mundo”. Longas filas de crianças e salas constantemente esgotadas de um público muito atento marcaram toda a digressão, em Guiné-Bissau, do primeiro filme de longa-metragem do cinema de animação português, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes.

Num país onde a paz parece ser o grande desejo de toda a população, a mensagem de esperança e as preocupações ecológicas do filme “Até ao Tecto do Mundo” foram muito bem recebidas num momento em que o país se prepara para eleições. Para além de Quintino Na Pana, a equipa que acompanhou a exibição do filme pelo território guineense foi constituída pela cineasta local Aminata Embalo, por António Costa Valente, co-realizador do filme e por António Bento que animou e demonstrou várias sessões de animação com o software português “ANIMATROPE”.

Entretanto, “Até ao Tecto do Mundo” e a pioneira aplicação em longa-metragem da tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, serviu de caso de estudo no “KVCC – Center for New Media” integrando o “Kalamazoo Animation Festival International 2009”, que decorreu no estado norte-americano do Michigan.

No próximo dia 21, “Até ao Tecto do Mundo” terá nova exibição no “Marché du Film” do Festival de Cannes.

 

Imagem: Fila de espectadores para assistirem a ATÉ AO TECTO DO MUNDO na cidade de Gabu