COMPARTILHA: Autarquia promove a Cidadania Activa

terça, 19 de maio 2009

A Câmara Municipal de Estarreja procedeu à Apresentação Pública de dois novos projectos: o Programa de Cidadania “Estarreja Compartilha”, dirigido a jovens e seniores, e o Gabinete de Apoio ao Desporto de Estarreja (GADE), destinado a colectividades locais. Foi ainda apresentado o novo Circuito de Fitness do Antuã, implementado no Parque Municipal do Antuã.

ESTARREJA COMPARTILHA Programa de Cidadania para Jovens e Seniores

Promovido pela Câmara Municipal, este programa de cidadania convida jovens e seniores a estabelecer relações solidárias, participando de forma voluntária, em actividades e acções municipais das mais variadas áreas e, em simultâneo, adquirindo valores e experiências. As inscrições têm início a 1 de Junho, na Divisão de Desporto. O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, acredita que este inovador programa vai ter uma adesão positiva, dos mais de 55 e sobretudo dos jovens, reforçando a dimensão humana do Município.  Mais Estarrejenses podem aqui “dar o seu contributo e colaborar em questões comunitárias com uma intervenção diferente”.

Pretende-se criar um grupo de colaboradores, denominados Membros de Partilha, que participem em actividades promovidas pela autarquia, no âmbito de planos de intervenção junto da sociedade local, nas mais variadas áreas de actividade.

Podem-se candidatar Estudantes não trabalhadores entre os 16 e os 25 anos e Seniores a partir dos 55 anos, reformados ou pensionistas. Os jovens terão oportunidade para adquirirem experiência e até enriquecer o seu curriculum. Os seniores contribuir com a sua experiência e ocupar o tempo livre. Os Membros de Partilha terão direito a um seguro de acidentes pessoais e a uma comparticipação, como ajuda de custo, de 1€/hora, num máximo de 100 horas/mês.

OBJECTIVOS
. Promover através do incentivo à solidariedade social o contributo para práticas de cidadania activa;
. Promover uma aprendizagem pessoal e colectiva de carácter não formal, permitindo a auto-realização das pessoas intervenientes no programa;
. Estabelecer dinâmicas abrangentes de cooperação e desenvolvimento comunitário no concelho;
. Promover a igualdade de oportunidades, a tolerância, o respeito mútuo, a solidariedade e a justiça;
. Incentivar a integração e participação activa de jovens e seniores, reforçando a sua importância na sociedade, diminuindo o isolamento;
. Proporcionar que os jovens e seniores, com iniciativas solidárias, possam ter oportunidades de concretizar os seus projectos.

ÁREAS DE ACTIVIDADE
Vigilância das Crianças nas Refeições nas Escolas
Prolongamento Escolar dos Jardins-de-Infância e 1º Ciclo
Vigilância no Transporte de Crianças
Rede Social
Eventos Desportivos
Campos de Férias
Gestão Desportiva
Vigilância de Equipamentos Desportivos
Vigilância de Parques Infantis
Assistentes de Sala do Cine-Teatro de Estarreja
Assistentes de Animação
Assistentes de Acção Cultural
Protecção Civil
Assistentes do Centro Interpretação Ambiental do BioRia

Dependendo do plano de acção, os locais das actividades poderão ser escolas, instalações desportivas, Cine-Teatro, Biblioteca, Centro de Interpretação Ambiental do Bioria e outros locais do concelho considerados para o efeito.

Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Estarreja
Antiga Casa dos Magistrados [centro da Cidade]