Aquisição de terrenos junto à Casa-Museu Egas Moniz: Melhor acesso e consolidação da Quinta do Marinheiro

quarta, 20 de maio 2009

A Câmara Municipal de Estarreja acordou a aquisição de um imóvel contíguo à Casa Museu Egas Moniz, possibilitando a consolidação para sul da Quinta do Marinheiro, além de melhorar as condições de acesso à única Casa de Prémio Nobel existente em Portugal.

Por estarem inseridos na sua Zona de Protecção Especial, foi obtida concordância do Ministério da Cultura para a escrituração dos dois prédios (rústico e urbano), que serão adquiridos pela importância de 52.500,00 €.

Em termos imediatos, esta aquisição da casa do antigo autarca Olímpio “Macio” tem por finalidade a demolição, que irá acontecer esta quinta-feira, dia 21, e integração no domínio privado municipal, eliminando um ponto negro na Rua Prof. Egas Moniz, Estrada Nacional 224-2, há muito reivindicada por quem ali passa, contribuindo para qualificar esta zona da Vila de Avanca.

Futuramente, esta parcela integrará um projecto de novas acessibilidades à Casa-Museu e de ordenamento da Quinta do Marinheiro, reforçando por esta via a Câmara Municipal a intervenção de recuperação em curso na Nobel residência, que reabrirá portas em 14 de Julho.