Embaixador de França visita Estarreja

terça, 26 de maio 2009

Esta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, participa num encontro de trabalho com o Embaixador de França, Denis Delbourg, acompanhado da sua missão económica e tecnológica, e Kazuyuki Sakata, director da Airliquide – Ibérica. Em cima da mesa estarão os projectos franceses em Portugal, nomeadamente o projecto de ampliação da empresa no Complexo Químico de Estarreja.

Em representação da Embaixada de França estarão Denis Delbourg, Embaixador de França, Yves Cadilhon, Conselheiro Económico e Comercial, Alain Derevier, Conselheiro para a Ciência e Tecnologia, M. Michèle YU, Adido Comercial e Fabien Machado, Adido Comercial. A comitiva chega às 11h e iniciará a jornada com uma visita à fábrica de Estarreja.

Em Representação da Airliquide estarão Kazuyuki Sakata, Director Grande Industria Ibérica, Rui Lopes, LIPOR e Luis Ferreira, Responsável pelo CPE (Centro de Produção de Estarreja).

A AIR LIQUIDE, líder mundial dos gases industriais e medicinais, avançou para a ampliação do seu Centro de Produção de Estarreja, aumentando a produção de hidrogénio e monóxido de carbono, necessários para dar resposta às necessidades específicas da DOW, na produção de MDI, e da CUF, na de anilina, num investimento de 60 milhões de euros da empresa francesa.

O projecto de expansão levado a cabo pelas empresas CUF – QUÍMICOS INDUSTRIAIS, DOW PORTUGAL e AIR LIQUIDE, considerado PIN – Projecto de Potencial Interesse Nacional, representam um investimento global na ordem dos 250 milhões de euros e resulta na duplicação da capacidade de produção do pólo químico de Estarreja.