CINCA é Projecto PIN: Investimento de 300 milhões € no Eco-Parque Empresarial

sexta, 05 de junho 2009

A Comissão de Avaliação e Acompanhamento dos Projectos de Potencial Interesse Nacional (PIN) deliberou, em Maio, reconhecer ao projecto “CINCA”, em Estarreja, esse estatuto. Um mês antes, a Câmara e a multinacional italiana CINCA – Companhia Industrial de Cerâmica, S.A. tinham assinado o contrato – promessa de compra e venda para alienação de lote de terreno no Eco-Parque Empresarial. O acordo celebrado pelo presidente do Município e pelos administradores da empresa formalizou a intenção do investimento.

O Município disponibiliza uma área de 45 hectares de terreno, localizada num dos seus Pólos e futuro prolongamento do Eco-Parque, destinada à instalação do projecto industrial com investimento faseado entre os anos de 2010 a 2025, num total de cerca de 300 milhões € e instalação de 1000 postos de trabalho.

A CINCA pretende centralizar a sua actividade em Estarreja, numa unidade que será destinada à instalação de actividade de produção, armazenagem e comercialização de ladrilhos cerâmicos.

O investimento daquela que é uma das maiores empresas mundiais do sector está dependente da aprovação das entidades públicas, nomeadamente da DGOTDU – Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, uma vez que a dimensão do projecto implica alterações ao actual Plano de Pormenor (PP) do Eco-Parque que permitam albergar um investimento desta envergadura.

No seguimento do acordado, no momento de celebração do contrato-promessa, a autarquia encaixou 867 600 €, a título de sinal da empresa correspondente a 20% do valor da venda que totalizará 4.338.000€.

Já no final da década de 90, a CINCA havia manifestado interesse em localizar uma fábrica em Estarreja. Anos volvidos, face à nova dinâmica do Eco-Parque, a CINCA voltou a explorar essa hipótese. O processo teve início em Fevereiro de 2008 quando uma delegação liderada pelo presidente do Conselho de Administração do Grupo, Óscar Zannoni, esteve em Estarreja para reunir com o executivo da Câmara Municipal para uma abordagem da viabilidade de instalação do projecto CINCA em Estarreja. Um mês depois dá entrada na Câmara o processo de candidatura.

Posteriormente foram feitas abordagens junto da AICEP e da CCDR – Centro, no sentido de viabilizar a alteração do Plano de Pormenor e a instalação do projecto. Com a CCDRC foram definidas as acções técnicas que deviam ser implementadas para a viabilidade da instalação do projecto.

A 28 de Outubro de 2008 a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a autorização para a alteração do PP do Eco-Parque e as condições do preço do terreno. A Assembleia Municipal aprovou no dia 23 de Dezembro, por unanimidade, autorizar a Câmara a alienar o terreno nas condições propostas.

Com sede e unidades produtivas em Fiães, Santa Maria da Feira, a CINCA, multinacional italiana, possui em Portugal ainda fábricas nos concelhos de Albergaria-a-Velha, Mealhada e Ílhavo, onde emprega actualmente cerca de 700 pessoas.