Centro de Convívio do Roxico dinamiza antiga escola

segunda, 08 de junho 2009

O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, visitou o Centro de Convívio do Roxico, na freguesia de Fermelã. O projecto de intervenção social funciona desde Fevereiro na antiga Escola, instalações cedidas pela Câmara Municipal de Estarreja à Associação Cultural e Recreativa do Roxico.

Este projecto intergeracional visa o acompanhamento e enquadramento da população idosa e reformada da freguesia, respondendo assim a uma das carências sentidas nesta localidade. Prevê ainda a ocupação de tempos livres para crianças e jovens nos períodos das férias escolares.

O autarca visitou as obras de beneficiação e de adaptação, actualmente em curso, de forma a ajustar-se o edifício à sua nova função, garantindo condições de segurança e acessibilidades aos diferentes utentes. A Câmara Municipal apoiou com 20 000 € a Associação do Roxico para a realização das obras. A intervenção inclui o seguinte: execução de rampa exterior em betão, limpeza das paredes e tectos e reparação de fissuras, pintura do interior e exterior do edifício, construção de duas rampas no interior do edifício e fornecimento e aplicação de corrimões.

A Escola do Roxico foi suspensa da sua função lectiva, tendo a Câmara disponibilizado os espaços dando-lhes uma nova vida e colocando-os ao serviço da população. Espaços como estes devem servir, prioritariamente, de sede às colectividades locais.

A Associação Cultural e Recreativa do Roxico, que nos últimos dois anos lectivos colaborou com a autarquia no fornecimento de refeições às crianças desse ex-estabelecimento de ensino, assumiu o desafio de implementar o projecto social criando um centro de convívio para idosos e de ocupação de tempos livres, resposta social que a freguesia não possuía.

Promover o envelhecimento activo e digno e a promoção global do utente, valorizar a riqueza espiritual e humana desta população e aproveitar a sua vivência e experiência são objectivos que norteiam o projecto. São desenvolvidas várias actividades ocupacionais, artes manuais e decorativas, expressão musical, expressão corporal, convívios, passeios, apoio psicossocial, apoio nos cuidados de saúde e alimentação, entre outras.