Especialização Tecnológica em Instalações Eléctricas e Automação Industrial

2ª Edição do curso em Estarreja chega ao fim

sexta, 12 de junho 2009

A 2ª edição do CET – Curso de Especialização Tecnológica em Instalações Eléctricas e Automação Industrial, que decorreu na Escola Secundária de Estarreja, chegou ao fim. A caminhada de 16 alunos começou em Novembro de 2007. A realização deste programa em Estarreja surge no âmbito da parceria estabelecida entre a Universidade de Aveiro (UA), Câmara Municipal de Estarreja, Escola Secundária, Empresas do PACOPAR, Nestlé e SEMA.

Após a realização de estágio profissional nas empresas acolhedoras – que nesta 2ª edição foram: CIRES, Dow, Quimigest e Nestlé no concelho de Estarreja; Oliveira & Irmão, Jorge Santos e Almeida e C.A.C.I.A. em concelhos vizinhos – os formandos realizaram a última etapa do curso, a apresentação dos relatórios de estágio. 13 foram bem sucedidos e concluíram o CET com aproveitamento. Alguns formandos têm propostas de continuidade de trabalho em empresas onde concluíram a formação. Um dos estudantes trabalha há 35 anos numa das empresas parceiras e, no momento em que concluía este CET, agradeceu esta oportunidade em que actualizou os seus conhecimentos e contribuiu para responder às necessidades da própria empresa, havendo assim colaboradores mais qualificados.

Marcando a vinda da Universidade de Aveiro até Estarreja, os CET são cursos pós-secundários não superiores que visam a aquisição do nível 4 de formação profissional. Com uma duração média de 1500 horas, estes cursos incluem formação em sala de aula, abarcando componentes de formação geral, científica e tecnológica, complementada por formação em contexto de trabalho.

O objectivo primordial destes cursos é a inserção profissional imediata no mercado de trabalho, contudo a conclusão de um CET possibilita ainda o prosseguimento de estudos de nível superior.

A edição de estreia deste curso em Estarreja, que decorreu de Fevereiro de 2007 a Julho de 2008, tinha registado 18 alunos matriculados, dos quais 15 concluíram com aproveitamento. Destes 7 conseguiram emprego em empresas do concelho e de municípios vizinhos, também acolhedoras de estágios. 4 alunos optaram por prosseguir os seus estudos, tendo acedido ao ensino superior através das vagas especiais para os alunos detentores de um CET.

3ª Edição do Curso começou em Março com 20 alunos

Actualmente decorre, desde Março, em regime pós-laboral, a 3ª edição do CET em Instalações Eléctricas e Automação Industrial. Com uma turma de 20 alunos, 7 são do concelho de Estarreja.