Rio Antuã repovoado com trutas

segunda, 20 de julho 2009

A Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca, entidade gestora da concessão de pesca do Rio Antuã, promoveu o 1º Percurso de Pesca do Rio Antuã, no passado dia 12 de Julho. O objectivo foi efectuar uma avaliação aos resultados das acções que têm vindo a ser desenvolvidas na recuperação do Rio Antuã, nomeadamente o projecto de repovoamento com trutas, dinamizando a pesca desportiva.

Para este 1º Percurso foram contactados cerca de uma dúzia de pescadores para avaliar o comportamento das trutas, alguns meses após o repovoamento. De acordo com o dirigente Nuno Breda, “verificou-se uma grande adaptabilidade da espécie, tendo se encontrando um número significativo de efectivos. A presença de indivíduos autóctones indica que a qualidade da água não se encontra abaixo dos limites, atendendo que a truta é particularmente sensível à falta de oxigénio e poluição”.

A Associação de Caçadores e Pescadores de Avanca encontra-se a monitorizar a qualidade da água do Rio Antuã juntamente com o Instituto Ricardo Jorge. “Estão a ser recolhidas amostras periodicamente em vários pontos do Rio para se ficar com um histórico que irá permitir avaliar a evolução e detectar origens de eventuais descargas”, explica o elemento da direcção da Associação de Pescadores.

A Câmara Municipal tem vindo a apoiar o Clube Caça e Pesca neste projecto, no sentido devolver ao Rio Antuã a vida de décadas atrás e torná-lo não só num recurso aprazível para quem o visite mas também para aqueles que se dedicam ao saudável desporto da pesca.

Além do mais, a autarquia tem realizado intervenções na linha de água. Num artigo publicado na Revista MaisPesca, uma publicação de tiragem nacional, a associação sublinhou que “a Câmara Municipal de Estarreja, já sensibilizada para esta realidade, efectuou um conjunto de intervenções altamente benéficas ao ecossistema local. A criação de um açude e a recuperação das margens com pedra, não só ajudam a fixar as espécies, como criam alimento e refúgio nos meses de calor”.

No Percurso de Pesca, todos os exemplares capturados foram devolvidos ao meio em perfeitas condições, graças a utilização de anzóis sem farpa.

A Abertura da Concessão de Pesca do Rio Antuã aconteceu em Março. Qualquer pescador pode usufruir do espaço. As licenças podem ser obtidas no Café Piscina, sendo permitido reter no máximo 5 trutas de dimensão superior a 19 centímetros, sendo obrigatória a libertação imediata das restantes. O único isco natural permitido é a minhoca. A associação apela ao respeito pelas regras e directivas da entidade gestora, cumprindo-se a legislação em vigor.

Mais informações poderão ser consultadas no website www.acpavanca.com

Noutra vertente, pesca de competição, o atleta federado Paulo Morais, representou Portugal na Selecção Nacional de Pesca à Pluma. O atleta do clube de Avanca, Campeão Nacional na época anterior, participou no Campeonato do Mundo que teve lugar na Escócia, em Junho. A Câmara Municipal apoiou a participação de Paulo Morais na competição.