“Serão na Casa do Marinheiro" - Plateia enche Espectáculo Comemorativo

terça, 21 de julho 2009

A encenação de um “Serão na Casa do Marinheiro” onde o Casal Egas Moniz “oferece” aos seus convidados música clássica, canto e poesia, bem como aspectos da cultura tradicional, com que mais se identificavam aconteceu na passada sexta-feira à noite perante dezenas de espectadores num espaço organizado em anfiteatro cujo cenário era a, recentemente remodelada e aberta ao público, Casa Museu - Egas Moniz .

O espectáculo que contou com a participação de vários músicos estarrejenses e de várias associações como os A Pard’ilhós Ensemble, Grupo Poético de Aveiro, Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Grupo de Teatro da Casa do Povo de Avanca (GATA) e Grupo de Teatro do Clube Pardilhoense recreou o exemplo de um serão que Egas Moniz organizava habitualmente e que descreve na sua obra " A Nossa Casa" recentemente reeditado pela Câmara Municipal de Estarreja no âmbito das comemorações dos 60 anos da Atribuição do Prémio Nobel da Medicina, e único até á data nesta área, a um português.

O vasto programa de Comemorações, que teve início no passado dia 09 com a apresentação da REEDIÇÃO DO LIVRO “A VIDA SEXUAL”, de Egas Moniz, pelo médico Júlio Machado Vaz, e que a decorrerá até 27 de Outubro, destaca-se:

Dia 16 de Setembro

Terá lugar a última sessão do Espaço Ciência.

Dia 25 Setembro

Apresentação da REEDIÇÃO DO LIVRO "CONFIDÊNCIAS DE UM INVESTIGADOR CIENTIFICO", de Egas Moniz, com prefácio e apresentação seguida de palestra “Egas Moniz…Hoje” pelo neurocirurgião João Lobo Antunes.

27 de Outubro

Espectáculo Comemorativo do 60º Aniversário da Atribuição do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz no Cine Teatro de Estarreja.

Website Casa Museu Egas Moniz: http://museuegasmoniz.cm-estarreja.pt