FILME “LI TONG” DA CHINA VENCE PRÉMIO LONGA-METRAGEM DO AVANCA’09

segunda, 27 de julho 2009

CARLOS CRUZ E MANUEL COSTA E SILVA, FORAM OS PORTUGUESES PREMIADOS.

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’09”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições e workshops internacionais.

Comemorando a décima terceira edição, no AVANCA’09 e em diferentes categorias, foram seleccionados e exibidos 80 filmes seleccionados de entre cerca de 2000 filmes chegados de 71 países. Com 12 filmes em estreia mundial e 48 em estreia nacional, filmes da Austrália, Áustria, Bélgica, China, Estónia, França, Itália, Turquia, Uruguai e Portugal foram premiados na edição deste ano.

“Li Tong”, do realizador chinês Nian Liu, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo o Prémio para a Melhor Actriz sido atribuído à jovem Kang Yao que protagoniza este filme.

Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Masángeles” de Beatriz Flores Silva (Bélgica, Uruguai) e “Cars of Revolution” de Tolga Örnek (Turquia).

O actor uruguaio Héctor Guido foi distinguido com o Prémio para o Melhor Actor pela sua participação no filme “Masángeles” de Beatriz Flores Silva (Bélgica, Uruguai).

A curta-metragem belga “Candy Darling” de Sílvia Defrance ganhou o Prémio Curta-Metragem.

O Prémio Televisão foi atribuído ao documentário rodado na Ilha do Pico nos Açores “Quatro Paredes e o Mundo” do francês Marc Weymuller.

Nesta categoria foi ainda atribuída uma menção honrosa a “Innenansichten, Views from the inside” de Birte Brudemann e Bartek Kubiak (Áustria) e uma referência a “La Colonna senza fine” da italiana Elisa Mareghetti.

O filme “The Storymaker” da realizadora australiana Emma Rozanski venceu o Prémio Vídeo.

O Prémio Animação distinguiu o filme da Estónia “LILI” de Riho Unt.

Finalmente o Prémio Melhor Fotografia foi atribuído ao também Estoniano Rein Kotov, em “Teine Tulemine” de Tanel Toom.

Uma das categorias mais esperadas deste ano era a “Competição Avanca” que reunia um elevado número de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região.

O Prémio foi atribuído à curta-metragem de animação “Um Gato Sem Nome” de Carlos Cruz. Nesta categoria o Júri atribuiu ainda uma Menção Especial a “Café” de João Fazenda e Alex Gozblau.

“1111” de M. F. Costa e Silva ganhou o novo galardão que distingue o Melhor Filme de Estreia Mundial no AVANCA.

Foram ainda atribuídas Menções Honrosas a “Um Gato sem nome” de Carlos Cruz e “Café” de João Fazenda e Alex Gozblau.

Quatro júris constituídos por 17 individualidades de 5 Países, atribuíram 10 prémios e 7 menções honrosas.

O Júri Internacional de Cinema e Vídeo foi presidido por António Reis e constituído pelos realizadores Ahmed Boulane de Marrocos, Alexander Pohl da Alemanha e Justyna Tafel da Polónia.

O Júri da Competição Televisão foi constituído pelos realizadores Artur Correia, Acácio Carreira, Anabela Costa, Manuel Matos Barbosa, a argumentista Ana Lúcia Araújo e a professora universitária Cláudia Moderno.

O Júri da Competição Avanca foi constituído pelo realizador André Marques, os professores Acácio Rodrigues e António Souto, o jornalista Fernando Pinho e o fotógrafo e programador cultural Raul Sousa.

Na Competição Estreia Mundial, o júri foi constituído pelo crítico de cinema Germano Campos e pelo professor universitário Manuel Salvador Lima.

O AVANCA’09 foi ainda marcado pelos 7 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Bélgica, EUA, Lituânia, França, Suíça e Portugal.

O AVANCA’09 acontece desde há 12 anos  e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja. Conta com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

LISTA DE PRÉMIOS

Prémio Longa-Metragem

- LI TONG, de Nian Liu - China

Menção Especial para

MASÁNGELES, de Beatriz Flores Silva – Bélgica / Uruguay

CARS OF THE REVOLUTION, de Tolga Örnek – Turquia

Prémio Cinema – Curta-Metragem

CANDY DARLING, de Silvia Defrance – Bélgica

Prémio Vídeo

THE STORYMAKER, de Emma Rozanski - Austrália

Prémio Televisão

QUATRO PAREDES E O MUNDO, de Marc Weymuller – França

Menção Honrosa para

INNENANSICHTEN, VIEWS FROM THE INSIDE, de Birte Brudemann / Bartek Kubiak – Áustria

Referência do Júri para

LA COLONNA SENZA FINE, de Elisa Mereghetti – Itália.

Prémio Animação

LILI, de Riho Unt – Estónia